
Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: saiba como vai funcionar
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Proposta é enviada após atraso em Medida Provisória
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei estabelecendo o reajuste salarial para os servidores públicos retroativo a janeiro.
Uma medida provisória (MP) com esse teor já havia sido editada em dezembro. Ela perdeu a validade neste mês, sem ser votada, por conta de um impasse entre Câmara e Senado sobre o rito de tramitação. Por isso, o Executivo propôs o projeto de lei para garantir o pagamento. A proposta foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira.
A proposta formaliza 38 acordos negociados com servidores públicos federais em 2024. Isso irá abranger 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O texto cria carreiras, altera as remunerações e reestrutura cargos e planos de carreira.
O projeto consolida novos salários para 2025 e 2026, que serão feitos conforme a categoria. Em 2023, houve um reajuste linear de 9%. Em 2024, não houve reajuste. O último acordo com os funcionários públicos ocorreu no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015.
Outro ponto é a criação das carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além dos reajustes, as negociações agora passaram por alongar o tempo percorrido para que funcionários cheguem ao topo de sua carreira. O impacto é de R$ 17,9 bilhões em 2025 e R$ 8,5 bilhões em 2026 (valores consideram cargos efetivos e comissionados, funções e gratificações).
Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Pagamento por descontos indevidos começam no dia 24 deste mês
Números sorteados foram: 01 - 40 - 43 - 56 - 57 - 60