
PGR recorre de decisão que amplia foro privilegiado
Em março, STF decidiu mudar as regras para parlamentares
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou na quarta-feira (6) os desembargadores José Afrânio Vilela, de Minas Gerais, e Teodoro Silva Santos, do Ceará, para as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha de Lula se deu a partir de lista quádrupla formada pelos ministros da Corte no final …
Continue reading “Lula escolhe Afrânio Vilela e Teodoro Santos para vagas”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou na quarta-feira (6) os desembargadores José Afrânio Vilela, de Minas Gerais, e Teodoro Silva Santos, do Ceará, para as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A escolha de Lula se deu a partir de lista quádrupla formada pelos ministros da Corte no final de agosto. Também disputavam as indicações os desembargadores Carlos Vieira von Adamek (SP) e Elton Martinez Carvalho Leme (RJ).
Agora, depois da indicação de Lula, Afrânio e Teodoro terão que passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e por votação no plenário da Casa. Conforme apuração, pesou na escolha o caráter regional para a definição dos indicados. Há uma demanda para que o STJ tenha mais nomes fora do eixo Rio-São Paulo.
Os nomes de Afrânio e Teodoro eram cotados como favoritos nos últimos dias. Teodoro era visto como um nome certo na indicação de Lula. O desembargador do Ceará tem como um de seus principais defensores o ministro da Educação, Camilo Santana.
Já José Afrânio contou com respaldo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do empresário Walfrido dos Mares Guia, que foi ministro de Lula em seu primeiro governo. Adamek, por sua vez, tinha o apoio do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para a vaga destinada à advocacia no STJ. Ela também deverá passar por sabatina e votação no Senado.
José Afrânio Vilela, 62 anos, é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Corte em que ele foi vice-presidente de 2018 a 2020. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, tem curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Gestão Judiciária, pela Universidade de Brasília (UnB).
Afrânio exerceu a advocacia em Minas Gerais, e já atuou como advogado do Banco do Estado de Minas Gerais e da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais. Teodoro Silva Santos, 65 anos, é desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem especialização em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito Constitucional pela Unifor, além de mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição.
Em março, STF decidiu mudar as regras para parlamentares
Encontro na residência do governador no Lago Sul reuniu chefes do Executivo de nove unidades da Federação para debater medidas sobre os impactos das tarifas sobre produtos brasileiros
Vai a sanção
A demanda aos domingos aumentou, em média, 69% no transporte rodoviário e 67% no metroviário