Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Lula lamenta morte de Washington Olivetto: ‘Talvez o mais célebre nome da nossa propaganda’

14 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

Escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde tratava problemas pulmonares

Lula lamenta morte de Washington Olivetto: ‘Talvez o mais célebre nome da nossa propaganda’
O publicitário Washington Olivetto. Foto: Reprodução/Instagram/@washington.olivetto

O presidente presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste domingo a morte do empresário e publicitário Washington Olivetto.

Em uma rede social, Lula relembrou a carreira de Olivetto e afirmou que o publicitário é “talvez o mais célebre nome da nossa propaganda”.

“Aos 73 anos, nos despedimos do publicitário Washington Olivetto, talvez o mais célebre nome da nossa propaganda. Criador de grandes campanhas da televisão brasileira, Olivetto ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes e ficou conhecido como a mente por trás da propaganda do “Garoto Bombril”, um personagem clássico que moldou a publicidade desde a década de 70”, escreveu o presidente.

Lula se recorda ainda do clássico “W/Brasil”, de Jorge Ben Jor, composta a partir de um show do cantor para a agência de Olivetto

“Sua participação em empresas foi tão famosa que viraram até música, a ‘W/Brasil’ de Jorge Ben Jor. Também foi colunista, escrevendo artigos na imprensa brasileira por anos”, lembrou.

Corinthiano, o presidente lembrou que Olivetto foi presidente do clube.

“Washington Olivetto foi ainda vice-presidente do Corinthians, ajudando a fundar a Democracia Corinthiana ao lado de grandes nomes como Sócrates e Casagrande, durante a ditadura militar. Meus sentimentos à família, amigos, colegas de profissão e admiradores”, disse.

Haddad

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lamentou a morte. Em publicação nas redes sociais, o ministro disse que o pulicitário “levou a brasilidade para o mundo em suas peças publicitárias”.

“Sua criatividade, bom humor e apreço pela democracia deixam marcas na nossa cultura popular. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, escreveu.

Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também prestou sentimentos à família.

“Meus sentimentos aos familiares e aos admiradores de Washington Olivetto, que morreu neste domingo. O publicitário se tornou um dos maiores ícones na profissão em razão de sua carreira construída com brilhantismo, premiada no Brasil e no exterior. A genialidade de Olivetto, impregnada na criação de suas peças, deixou marcas indeléveis no imaginário de gerações de brasileiros”, escreveu.

O publicitário e escritormorreu neste domingo, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa Star, que não divulgou a causa da morte.

“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.

Há meses o publicitário estava internado no hospital para tratar problemas pulmonares. Olivetto morreu por volta das 17h15 e deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.


BS20241014000756.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/13/lula-lamenta-morte-de-washington-olivetto-talvez-o-mais-celebre-nome-da-nossa-propaganda.ghtml