Brasília Agora


DESTAQUE

Lula leva pré-candidato do MDB à prefeitura de Salvador para o palanque e deixa fora o prefeito, do União Brasil

18 de janeiro, 2024

Apesar de a sigla controlar três ministérios no âmbito federal, União Brasil e PT estão em lados opostos na Bahia Na sua primeira agenda fora […]

Lula leva pré-candidato do MDB à prefeitura de Salvador para o palanque e deixa fora o prefeito, do União Brasil
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cerimônia de assinatura do acordo de parceria para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, no complexo tecnológico e industrial Senai Cimatec Park. Salvador - BA - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Apesar de a sigla controlar três ministérios no âmbito federal, União Brasil e PT estão em lados opostos na Bahia

Na sua primeira agenda fora de Brasília deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou um evento do governo para dar força a um aliado que pretende entrar na disputa eleitoral pela prefeitura de Salvador. Geraldo Junior (MDB), atual vice-governador do estado, nome apoiado pelo PT na capital, subiu ao palco com Lula e foi aclamado como “meu prefeito” pela claque que acompanhava a cerimônia oficial. O favorito na disputa da cidade, o atual prefeito, Bruno Reis, do União Brasil, não foi à cerimônia.

Antes de chegar à Fonte Nova, Lula fez caminhada pelas ruas de Salvador, seguido por apoiadores e ao lado de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues — Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Apesar de a sigla controlar três ministérios na gestão petista e ser aliada no âmbito federal, União Brasil e PT estão em lados opostos na Bahia. Nas eleições de 2022, a disputa entre os partidos foi acirrada pelo governo do estado: de um lado, ACM Neto (União Brasil) e do outro, vitorioso, o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O vice-governador ainda não tem o apoio declarado de Jerônimo, que conta com o aval prévio do presidente Lula.

Lula deu início, nesta quinta-feira, a uma série de viagens que fará pelo Brasil. Na Bahia, o presidente participou da cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial do estado.

As próximas paradas do giro pelo Brasil também são no Nordeste. Ainda hoje, o presidente visita a Refinaria Abreu e Lima, no centro metropolitano de Pernambuco e, na sexta-feira, passa pelo Ceará para lançar uma nova unidade do ITA.

A implementação do parque tecnológico em Salvador é uma parceria firmada pelo Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o Senai Cimatec. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios.

Também participaram do evento de hoje os ministros Rui Costa, da Casa Civil; José Mucio, da Defesa; e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

(Agência O Globo) — Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação