POLÍTICA

Lula participa de celebração do Dia do Exército pelo terceiro ano consecutivo

16 de abril, 2025 | Por: Agência O Globo

Autoridades e instituições civis e militares serão condecoradas pelos militares

O ministro da Defesa, José Múcio, observa Lula cumprimentar o comandante do Exército, general Tomás Paiva — Foto: Ricardo Stuckert/PR/03-05-2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira da celebração ao Dia do Exército, no Quartel-General da instituição, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Desde que tomou posse em seu terceiro mandato, o petista sempre marcou presença no evento.

Na cerimônia, autoridades e instituições civis e militares que tenham prestado serviços memoráveis ao Exército serão condecoradas com a “Ordem do Mérito Militar” e a “Medalha do Exército Brasileiro”.

Em 2023, Lula disse que foi ao evento para demonstrar que “não guarda rancor” dos militares.

A visita do presidente ao QG do Exército agora ocorre diante da expectativa de julgamento de militares por participação nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em março, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros cinco militares foram transformados em réus pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, a Corte vai decidir se aceita a denúncia contra o núcleo militar, com 10 integrantes do Exército, sendo dois generais, três coronéis e cinco tenentes-coronéis.

Segundo a denúncia, esse grupo era ficou responsável por ações coercitivas e foi formado por representantes das forças de segurança pública que se alinharam ao plano antidemocrático.

Os militares ligados ao golpe teriam monitorado autoridades e estariam envolvidos no plano que previa até a morte do presidente Lula (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo a denúncia, esse grupo era responsável por ações coercitivas e teria monitorado autoridades.


BS20250416030040.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/04/16/lula-participa-de-celebracao-do-dia-do-exercito-pelo-terceiro-ano-consecutivo.ghtml

Artigos Relacionados