
Dieese: custo da cesta básica cai em 11 das 17 capitais pesquisadas em junho
Levantamento foi registrado nos meses de maio e junho
Lula afirmou que vai se reunir com representantes de setores de alimentos com alta nos preços para discutir uma solução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o dólar teve uma forte alta no início do ano porque o Banco Central à época comandado por Roberto Campos Neto foi “irresponsável” e deixou uma “arapuca”. Segundo ele, o movimento também foi puxado por turbulências motivadas por “loucuras’ do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início da gestão.
— Nós tivemos um aumento do dólar, porque tivemos um BC totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra. Eu disse outro dia que a gente não pode dar um cavalo de pau num navio do tamanho do Brasil. É preciso que a gente tenha juízo e faça as coisas com cuidado.
Em entrevista a rádios de Minas Gerais ontem, Lula afirmou que vai se reunir com representantes de setores de alimentos com alta nos preços para discutir uma solução de como combater a inflação dos produtos. O governo ainda estuda quais serão as medidas para baratear os alimentos, prioridade do presidente após queda na popularidade.
Algumas delas já foram divulgadas. No final de janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo vai reduzir o imposto de importação de alimentos que estiverem com preço mais alto no Brasil do que no exterior.
Lula também declarou, ontem, que vai taxar os produtos dos Estados Unidos se o tarifaço implementado por Donald Trump se estender ao Brasil. Segundo o brasileiro, a medida segue o princípio da reciprocidade.
Levantamento foi registrado nos meses de maio e junho
BC informa que ainda há mais de 40 milhões de pessoas que podem sacar
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Medida deve ser assinada pelo presidente Lula nesta semana e faz parte do programa 'Mover'