
Hugo Motta defende relator do PL Antifacção e comenta papel da PF
Presidente da Câmara diz que projeto antifacção vai fortalecer o Ministério Público nos estados e as polícias estaduais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou mensagens ao Congresso Nacional solicitando a retirada de tramitação de quatro projetos de lei que foram enviados durante o governo de Jair Bolsonaro. Os pedidos foram publicados em Diário Oficial nesta quinta-feira (6). Os alvos do governo federal nos pedidos são: proposta que pode isentar militares …
Continue reading “Lula quer tirar de tramitação 4 projetos enviados por Bolsonaro”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou mensagens ao Congresso Nacional solicitando a retirada de tramitação de quatro projetos de lei que foram enviados durante o governo de Jair Bolsonaro. Os pedidos foram publicados em Diário Oficial nesta quinta-feira (6). Os alvos do governo federal nos pedidos são: proposta que pode isentar militares de punição em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO); proposta que limita remoção de conteúdos na internet; proposta que desobriga envio de recursos do pré-sal para o Fundo Social; e a proposta que institui a Política Nacional de Longo Prazo.
O projeto que envolve as GLOs prevê mudança na classificação do que é legítima defesa de militares e agentes de segurança durante as operações. Em tese, se a lei fosse a aprovada, os agentes de segurança poderiam ficar sem punição ao cometer algo considerado proibido por lei, como matar. No caso da proposta que limita remoção de conteúdos na internet, o projeto altera o Marco Civil da Internet e impede que as empresas controladoras de redes sociais excluam perfis ou tirem do ar conteúdos sem que haja uma “justa causa”.
A proposta que muda o Marco Civil da Internet foi alvo de críticas por setores da sociedade, que alertaram que a lei poderia dificultar o combate às fake news e a conteúdos de ódio. Já em relação ao projeto que envolve o pré-sal, a proposta autoriza que União venda sua parcela do excedente do pré-sal.
Pela proposta, os recursos obtidos com cessão desses direitos não estariam mais vinculados ao Fundo Social. Este fundo destina verbas para saúde, educação e outras áreas sociais. Por último, a Política Nacional de Longo Prazo traz fundamentos e objetivos nacionais para garantir soberania nacional, desenvolvimento, redução de desigualdades, entre outros.

Presidente da Câmara diz que projeto antifacção vai fortalecer o Ministério Público nos estados e as polícias estaduais

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni
