
Ministro André Mendonça mantém prisão do Careca do INSS
Antunes é acusado de envolvimento em descontos ilegais em benefícios

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi transferida do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, pasta comandada por Rui Costa, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2). A decisão havia sido tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em fevereiro. A ideia é que a …
Continue reading “Lula transfere a Abin do GSI para a Casa Civil”
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi transferida do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil, pasta comandada por Rui Costa, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2).
A decisão havia sido tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em fevereiro.
A ideia é que a estrutura seja comandada pelo ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, que comandou a instituição policial de 2007 a 2011.
O objetivo é desmilitarizar a agência responsável por informações estratégicas do governo federal, reduzindo o papel do GSI.
A pasta é a única do primeiro escalão que é comandada, na atual gestão, por um militar, o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias.

Antunes é acusado de envolvimento em descontos ilegais em benefícios

A determinação consta na Lei n° 7.822/2025, publicada em 17 de dezembro, que amplia os direitos previstos na lei nº 4.568/2011

Ministro Gilmar Mendes, relator do caso, concedeu prazo de 48 horas

Informações devem ser prestadas em 30 dias
