Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

“Luziê é Festa de Sereia” chega ao Paranoá no fim de semana

11 de setembro, 2024 / Por: Redação

Promovido pelo artista brasiliense Jun, projeto acontece no mês de setembro, levando oficinas e espetáculos a espaços culturais da cidade

“Luziê é Festa de Sereia” chega ao Paranoá no fim de semana
Casa de Cultura Popular Martinha do Coco, no Paranoá, recebe o Luziê é Festa de Sereia e oficina Sereiada - foto: divulgação

Neste mês de setembro, o projeto Luziê é Festa de Sereia está encantando a cidade com seus ritmos e aprendizados. A iniciativa estreou nos dias 7 e 8 de setembro, no Espaço Cultural Renato Russo, e agora segue sua caminhada, nos dias 14 e 15, rumo ao Paranoá, na Casa de Cultura Popular Martinha do Coco, com um espetáculo e uma oficina.

Idealizado pelo artista Jun, do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada, o projeto promove expressões da nossa cultura popular, como a dança, a música, o teatro e a cultura do agbê, instrumento de origem africana, presente em diversas tradições populares do Brasil.

No sábado, 14/9, às 10h acontece a oficina Sereiada – Agbê e Dança Invisível, com Jun Cascaes. E no domingo, 15/9, às 16h, tem sessão do espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha. Tudo com entrada franca e livre. E nos dias 28 e 29/9, o Luziê pousa no Mercado Sul de Taguatinga.

O Espetáculo

O novo espetáculo “Luziê é Festa de Sereia Velha”, do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada, abre a roda para mais um colhimento de lágrimas! Dessa vez a Sereia vem guarnecida de suas mais velhas, celebrando a abrição de caminhos. Apresenta músicas autorais e figuras da mitologia de Luzia, em um espetáculo para dançar e brincar junte, com um convite especial para os vovôs e vovós.

Oficina Sereiada – Agbê e Dança Invisível – com Jun Cascaes: A Sereiada é o brinquedo onde os fundamentos da pesquisa de Jun são vivenciados em grupo, com toques, dança, mitologia e entendimentos sobre a cultura popular do país e da cidade. Propõe uma relação ímpar com o Agbê, na integração, presença, improviso e repertório, até os invisíveis pulsados, em 20 anos de mergulho junto a uma grande comunidade de sereies formades por aí.

Quem faz essa brincadeira – Sereia Luzia da Estrela Molhada: O grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada é dirigido pelo artista brasiliense Jun, que comemora 20 anos de pesquisa e criação com instrumento Agbê. Os fundamentos dessa brincadeira têm reverência e referência na cultura popular brasileira original e na trajetória do artista na arte do movimento. A pesquisa de Jun é de relevante contribuição na identidade cultural da cidade e do país, e na guarnição da sabedoria das cabaças nesse fio do tempo.

Acessibilidade

Todas as apresentações e oficinas terão tradução simultânea em LIBRAS, e todas as oficinas têm monitor para deficiente visual.

PROGRAMAÇÃO

Casa de Cultura Popular
Martinha do Coco

  • 14/9 (sábado, às 10h): Sereiada – Agbê e Dança Invisível, com Jun Cascaes;
  • 15/9 (domingo, às 16h): Sessão do espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha.

Mercado Sul de Taguatinga

  • 28/9 (sábado, às 20h): Sessão do espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha.
  • 29/9 (domingo, às 10h): Sereiada – Agbê e Dança Invisível, com Jun Cascaes.

Serviço

Luziê é Festa de Sereia na Casa de Cultura Martinha do Coco / Quando: 14 e 15 de setembro / Onde: Casa de Cultura Popular Martinha do Coco (Paranoá) / Quanto: Gratuito. Classificação: Livre / Mais informações: www.instagram.com/sereialuziadaestrelamolhada / Apoio: Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF).