SAÚDE

Mais de 10 milhões de brasileiros receberam a vacina contra a gripe

31 de janeiro, 2025

Campanha está em andamento em todo o Brasil, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais, após queda nos últimos anos. O Brasil alcançou a marca de mais de 10 milhões de pessoas protegidas contra a gripe. O público-alvo da campanha de vacinação, voltada a grupos prioritários, é composto por 81 milhões de pessoas. …

Campanha está em andamento em todo o Brasil, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais, após queda nos últimos anos. O Brasil alcançou a marca de mais de 10 milhões de pessoas protegidas contra a gripe. O público-alvo da campanha de vacinação, voltada a grupos prioritários, é composto por 81 milhões de pessoas. A ação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro, para retomar as altas coberturas vacinais no país.

Das doses aplicadas até o momento, 5,8 milhões foram destinadas aos idosos. O aumento de casos de Influenza registrado nos últimos anos reforça a importância da vacinação para evitar complicações e óbitos, principalmente nas pessoas com maior risco de desenvolver quadros graves da doença.

Em 2021, 7,2 mil casos foram registrados. Em 2022, esse número saltou para mais de 12 mil. Em 2023, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados, além de 87 óbitos. Mesmo com a campanha de proteção contra a gripe ocorrendo há mais de 10 anos, ainda circulam informações falsas e inverdades sobre supostas consequências da vacina. Neste sentido, o Ministério da Saúde reforça que os imunizantes são seguros, eficazes e têm formulação atualizada anualmente para contemplar a proteção contra as cepas do vírus que circularam no ano anterior, garantindo a eficiência do imunizante.

Artigos Relacionados