
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Este mês de maio de 2023 marca o retorno do programa DF Legal nas Escolas aos colégios do Distrito Federal, após dois anos parado devido à pandemia e à renovação da parceria com a Secretaria de Educação. Na retomada, 110 alunos do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, na área rural de Brazlândia, receberam, …
Continue reading “Mais de 100 alunos têm aulas de cidadania e preservação”
Este mês de maio de 2023 marca o retorno do programa DF Legal nas Escolas aos colégios do Distrito Federal, após dois anos parado devido à pandemia e à renovação da parceria com a Secretaria de Educação. Na retomada, 110 alunos do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, na área rural de Brazlândia, receberam, nesta quarta-feira (3), noções de cidadania e uma aula de como preservar a ordem urbanística na capital federal.
A iniciativa leva palestras e dinâmicas em grupo para alunos dos ensinos fundamental e médio. Ao longo de uma hora e meia, estudantes de 16 e 17 anos, moradores da região, acompanharam com atenção explicações sobre o descarte incorreto de resíduos, a ocupação irregular do solo e sobre como denunciar esses desvios à fiscalização. As aulas são ministradas por auditores e inspetores do DF Legal.
Fabrine da Silva, 16, aluna do 3º ano, conta que o pai dela é agricultor e que sempre ouviu falar sobre o tema. “Não sabia que era o DF Legal que faz a fiscalização, mas sempre ouço meu pai falar sobre invasão de terra e a preocupação com os rios daqui”, diz.
Já Deyvis Xavier, 17, também do 3º ano, disse que a ocupação desordenada do solo chamou a atenção dele. “Eles [os fiscais] falaram dessa questão de manter a cidade organizada, para que todos possam viver bem. Não dá para ir construindo e atrapalhando o espaço dos outros. É algo que vou comentar com meus pais”, comenta o jovem morador do Núcleo Rural Radiobrás.
“A partir do momento em que o jovem começa a debater isso no contexto da escola, ele, como agente transformador, leva esses conhecimentos para dentro da família, na região onde vive e amplia a discussão de assuntos tão relevantes para o convívio em sociedade”, lembrou a subsecretária da Educação Básica, Iêdes Braga, que acompanhou a aula.
A meta do DF Legal nas Escolas é chegar a pelo menos 1.000 alunos de todas as regiões administrativas até o fim do ano. Enxergado por muitos como “órgão repressor”, conforme lembrou o secretário-executivo Francinaldo Oliveira, a pasta quer levar à comunidade antes de tudo educação e condutas para se preservar o espaço público e a convivência harmônica.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
