
Quinze restaurantes comunitários abrem normalmente no feriado de ano-novo
Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Agentes do Detran-DF recolheram 66 veículos ao depósito nas ações de fiscalização entre sexta-feira (24) e domingo (26)

Entre sexta-feira (24) e domingo (26), o Detran-DF empreendeu ações de fiscalização nas regiões de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Lago Sul, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sol Nascente e Taguatinga. Os agentes de trânsito abordaram 942 condutores e aplicaram 829 testes de etilômetro. Em algumas operações, as equipes contaram com o apoio da Polícia Militar (PMDF).
As ações resultaram na autuação de 122 condutores que dirigiam sob a influência de bebida alcoólica, tendo um deles sido conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Além disso, esse motorista ainda possuía mandado de prisão em aberto.
Entre as ações deste fim de semana, a equipe destaca a operação Rescaldo, realizada na madrugada de domingo, em Taguatinga, que registrou o maior número de condutores alcoolizados no fim de semana: 23 pessoas.
Durante as operações, os agentes autuaram ainda 33 motoristas inabilitados, 25 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, 41 por conduzirem veículo com o escapamento irregular e 105 por infrações diversas. As equipes recolheram 66 veículos ao depósito.
Durante as ações do fim de semana, foram registrados sinistros de trânsito em Ceilândia e na Asa Norte, envolvendo condutores sob o efeito de bebida alcoólica. O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, lembra que o objetivo das operações é coibir a prática de infrações e evitar a ocorrência de sinistros fatais.
“A fiscalização do Detran esteve presente nessas cidades para reforçar o compromisso na manutenção da segurança viária”, ressalta. “Ainda assim, tivemos algumas colisões em objetos fixos com condutores embriagados que poderiam ter causado mortes ou lesões. Por isso, é tão importante que os condutores tenham consciência, antes de tudo.”
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40.
Além disso, a concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime, com pena prevista de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
*Com informações do Detran-DF

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas

Nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda (29) e reforçam o efetivo da Polícia Civil

Ano novo e ponto facultativo alteram funcionamento de serviços públicos na capital federal nesta semana
