
Palestra alerta sobre riscos digitais e integra programação do Agosto Lilás
Iniciativa do GDF oferece prevenção contra crimes e desafios perigosos nas redes sociais em escolas, igrejas e comunidades
Substituição das antigas lâmpadas faz parte do plano de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, que chega a endereços de Sol Nascente, Ceilândia e Taguatinga
O plano de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes), chega a endereços de três regiões administrativas. Sol Nascente, Ceilândia e Taguatinga receberão, ao todo, 3.059 novas lâmpadas, mais modernas e seguras.
O LED oferece mais durabilidade, melhor reprodução das cores e menor consumo de energia elétrica, além de contribuir para o aumento da sensação de segurança nas ruas. Segundo dados técnicos da CEB Ipes, a economia no consumo pode chegar a 40%, com redução significativa de falhas e necessidade de trocas.
O diretor de Modernização da CEB Ipes, Mauro Landim, explica que a iniciativa traz resultados visíveis para a comunidade. “O LED é uma tecnologia que garante mais eficiência energética, reduz o consumo e aumenta a durabilidade das luminárias. Além disso, melhora a qualidade da iluminação, o que contribui diretamente para a segurança nas ruas e para a valorização das comunidades.”
Além dos benefícios técnicos, a modernização contribui para a sustentabilidade. As luminárias de LED utilizam menos energia elétrica e demandam menos manutenção, reduzindo custos para os cofres públicos e o impacto ambiental.
Até o fim do ano, Sol Nascente deve ter 100% da iluminação pública em LED
Às vésperas do aniversário do Sol Nascente, a CEB Ipes anunciou a instalação de mais 555 luminárias de LED na cidade. Os novos equipamentos, de 70 e 40 watts, serão implantados principalmente em ruas residenciais, ampliando a cobertura e melhorando a qualidade da iluminação pública.
As instalações vão contemplar as proximidades das chácaras 67, 71 e 181, além da região das chácaras 142 e 143. O reforço no parque de iluminação é parte de um projeto mais amplo que vem transformando a realidade da região. Somente em 2025, já foram instaladas cerca de 2 mil luminárias de LED no Sol Nascente. O objetivo é que, até o fim do ano, toda a região administrativa esteja 100% atendida por essa tecnologia, substituindo os antigos modelos de vapor de sódio, menos eficientes e com maior necessidade de manutenção.
“Estamos acelerando o processo de modernização para que toda a população do Sol Nascente tenha iluminação de qualidade. Essa tecnologia garante mais eficiência, reduz custos de manutenção e oferece mais segurança para quem vive e circula pela região. É um presente para a cidade, no seu aniversário, e um passo importante para o futuro”, afirmou Landim.
“Iluminação pública é também um exercício de cidadania e do uso adequado dos espaços públicos”Mauro Landim, diretor de Modernização da CEB Ipes
Ceilândia, a região administrativa mais populosa do Distrito Federal, também ficará mais bem iluminada e vai receber 904 novas luminárias de LED. A iluminação mais moderna será instalada nas quadras QNN 4 a 10 e QNN 1 a 9.
Em Taguatinga, o acréscimo será de 1.600 luminárias, beneficiando diversos setores da região administrativa. A ação contempla as quadras QNL e QNJ, QND 01 a 60, QNE 02 a 33, QNF 03 a 24, além das quadras QNB 01 a 18 e QNC 12 a 15.
Com a conclusão das obras em Taguatinga, milhares de moradores passam a contar com ruas mais claras e espaços públicos mais convidativos, reforçando a importância da iluminação como elemento transformador da vida urbana.
“Iluminação pública é também um exercício de cidadania e do uso adequado dos espaços públicos — quando os ambientes estão bem iluminados, as pessoas se sentem mais seguras para circular, ocupar praças, caminhar e interagir com a comunidade”, completa o diretor de Modernização da CEB Ipes.
*Com informações da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes)
Iniciativa do GDF oferece prevenção contra crimes e desafios perigosos nas redes sociais em escolas, igrejas e comunidades
Ministério da Saúde concede título especial a espaços que, no DF, estão presentes em instituições públicas e privadas
Iniciativa do GDF promove a formação técnico-profissional com atividades práticas e teóricas, incorporando a aprendizagem à administração pública
Com investimento de R$ 576 mil, espaço de lazer terá 48 churrasqueiras individuais; também serão feitos um novo cercamento e manutenções no Castelinho e no Ana Lídia