Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Mais segurança no trânsito de Ceilandia: semáforos serão ligados

16 de setembro, 2021

Até a noite da próxima sexta-feira (17) os sinaleiros serão ligados e as faixas de pedestres, pintadas O marceneiro Ricardo de Souza, 35 anos, não […]

Mais segurança no trânsito de Ceilandia: semáforos serão ligados

Até a noite da próxima sexta-feira (17) os sinaleiros serão ligados e as faixas de pedestres, pintadas

O marceneiro Ricardo de Souza, 35 anos, não vê a hora de que sejam ligados os semáforos instalados entre as vias, NM 03, em Ceilândia Norte, e 04, no Setor O. A expectativa dele, que também mora na região, é de que a obra de mobilidade iniciada em maio deste ano pela equipe do GDF Presente facilite a vida de quem circula pelo setor.

“É um trânsito infernal aqui nos horários de pico, tanto na parte da manhã, que é quando o pessoal está indo para o trabalho ou levando os filhos para escola, quanto de tarde, no retorno da jornada”, conta. “Espero que melhore o fluxo de carros e diminuam os acidentes, que acontecem muito, principalmente envolvendo motociclistas”, lamenta.

Os serviços no local estão na reta final. Aproximadamente 50 homens do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Novacap e também da Administração de Ceilândia estiveram envolvidos nos trabalhos.

De acordo com a Diretoria de Engenharia de Trânsito, no mais tardar até a noite da próxima sexta-feira (17) os sinaleiros serão ligados e as faixas de pedestres pintadas. Também será concluída nos próximos dias a outra etapa dos serviços, que engloba pequenos reparos nas calçadas com acessibilidade para portadores de deficiência e a recuperação do sistema de águas pluviais do local.

“Há anos a comunidade vinha pedindo solução para o problema do trânsito no local. Com essa intervenção, a mobilidade na região vai melhorar muito, beneficiando motoristas e pedestres”, explica o diretor de obras da Administração de Ceilândia, Sérgio Pimenta.

“Trabalhamos muito para que mais esse benefício fosse realizado para os moradores de Ceilândia e região. É uma obra síntese do programa GDF Presente, que contou com a integração e participação de vários órgãos do governo. É o GDF cuidando das cidades e das pessoas”, resume Elton Walcácer, coordenador do Polo Oeste II, do GDF Presente.

Funcionário de uma farmácia localizada próxima ao cruzamento, Cléber dos Santos Silva, 29 anos, também acredita que, com os semáforos , o fluxo de carros no setor deve ser mais tranquilo. “É o que a gente espera. Venho para o trabalho todos os dias de carro e, realmente, o trânsito aqui é complicado. A nossa torcida é para que melhore”, torce.

“O projeto irá contribuir com a melhoria na segurança no trânsito”, garante o diretor da Engenharia de Trânsito do Detran, Pedro Paulo Barbosa Gama.

Para o administrador de Ceilândia, delegado Fernando Fernandes, não resta dúvidas de que a obra que faz conexão com pontos importantes do DF –  como Ceilândia Norte, Sol Nascente, expansão do Setor O e Setor P Norte – irá proporcionar qualidade de vida para os moradores da região.

“Os motoristas perdem muito tempo nessa parte da cidade, com engarrafamentos afetando, inclusive, a saúde mental das pessoas”, observa. “Certamente vai desafogar o trânsito na região, trazendo mais conforto para os cidadãos”, resume.