Matheus, do ‘BBB 26’, fala da virgindade de Gabriela, causa desconforto por ‘imitar viado’ e recebe críticas nas redes
22 de janeiro, 2026
| Por: Agência O Globo
O gaúcho já protagonizou brigas com diversos colegas de confinamento e é criticado nas redes sociais por suas declarações
Matheus, do ‘BBB 26’, é acusado de machismo e homofobia por internautas — Foto: Reprodução
A participação de Matheus, integrante do grupo Pipoca no “Big Brother Brasil 26”, tem se tornado cada vez mais polêmica, com declarações e atitudes consideradas problemáticas, homofóbicas e machistas. Nas redes sociais, os internautas repercutem e, dentro da casa, participantes já demonstram grande desconforto com a maneira de agir do gaúcho. A festa do primeiro líder, Alberto Cowboy, foi marcada por choro, acusações e consolo.
Em um momento durante a madrugada, o médico Marcelo Alves, que também integra o grupo Pipoca, desabafou com dançarino Juliano Floss sobre um episódio que o incomodou um pouco antes. Segundo ele, Matheus desfilou rebolando durante uma brincadeira na sala, em que os participantes mostravam as roupas escolhidas para a festa.
“Eu fiquei super incomodado com uma coisa. A gente fez um desfile na sala enquanto todo mundo estava se arrumando, e ele desfilou como se fosse viado. Eu fiquei hiper incomodado. Qual a necessidade da pessoa fazer uma coisa dessas?”, questionou o médico.
Floss respondeu a Marcelo afirmando que aquela já seria a segunda vez que o gaúcho teria atitudes desagradáveis. Ele relatou que Matheus cantou um hino considerado “extremamente homofóbico”, utilizado por torcidas dos times Inter e Grêmio, que já foram punidos pelo uso da canção.
Marcelo voltou a classificar a atitude como “pejorativa”. “Naquela hora em que o Matheus desfilou, foi muito pejorativo. Eu passei a minha vida todinha sofrendo com isso. A minha vida inteira sofrendo com esse negócio de ‘veadinho’”, desabafou.
Logo depois, Marcelo chorou abraçado com Breno. Os dois protagonizaram o primeiro beijo da temporada, durante a primeira festa do programa, em 17 de janeiro.
Nas redes sociais, internautas resgataram um vídeo em que Matheus aparece desfilando com atitudes e poses semelhantes ainda na casa de vidro. Nos comentários, um usuário do X afirmou que “trejeitos gays” sempre serão motivo de “chacota e zombaria” para héteros.
“Típico de homem ‘hétero’ que esconde sua sexualidade e fica fazendo chacota”, escreveu um usuário no X. “Gay sendo tido como motivo de chacota, como bobo da corte, para esse tipo de hétero. Nojo de gente assim, tanta coisa pra fazer piada”, escreveu outro.
Fala sobre a virgindade de Gabriela
Outra declaração de Matheus tem gerado revolta nas redes. Em uma conversa com Leandro, na academia, o participante falou sobre aspectos íntimos da vida de Gabriela enquanto comentavam sobre o Sincerão de segunda-feira. Na dinâmica, a sister apontou Leandro como alguém que não venceria o reality.
Ao defender o brother, Matheus afirmou que a visão de mundo de Gabriela seria “totalmente à parte” por ela ser virgem. Segundo ele, esse fator impactaria a maturidade da sister para compreender determinadas situações, por falta de experiências.
“Uma mina, com a cabeça dela, um mundo totalmente à parte. A mina é virgem. Não tem essa abertura de mundo. Para ela é difícil se relacionar com um cara duro que nem a gente”, disse.
A exposição da vida íntima da sister causou revolta nas redes sociais. Muitos internautas acusam Matheus de machismo e invasão de privacidade, e avaliam que a discussão ultrapassou os limites do jogo.
Na publicação, um internauta afirma que Matheus “precisa ser estudado”. Em outra publicação, um usuário afirmou sentir “nojo” das palavras que saem da boca do brother.
Embate com Ana Paula Renault
O embate entre Matheus e Ana Paula Renault também tem dado o que falar dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil. Segundo o gaúcho, seu “ranço” pela jornalista surgiu enquanto os dois conversavam sobre a vida de Milena, aliada de Ana Paula, que trabalhou por nove anos como empregada doméstica.
O rapaz afirmou, em conversa com Sol Vega, que a veterana quis pautar o bate-papo em política, ao se declarar a favor do fim da escala 6×1 — modelo em que os trabalhadores têm apenas um dia de folga após seis dias trabalhados.
“Sabe onde que eu peguei ranço dela? Eu tava conversando com ela e aí eu tava falando sobre a Milena, falando que tenho boa parte da minha família de empregada doméstica e tudo mais. Aí, ao invés de ela estar normal na conversa, ela começava a falar de política. Isso me irritou muito”, afirmou o rapaz.
Em resposta, Sol Vega disse acreditar que Ana Paula fala de política especialmente por ser ano eleitoral. Ainda na conversa, Matheus afirmou que o “brilho” de Milena é “limitado” e que ela serve apenas para fortalecer a narrativa da jornalista.
“Até aqui dentro ela está com uma patroa. Eu acho triste”, afirmou o gaúcho. Sol Vega concordou e acrescentou que Milena quer “sempre estar servindo”.
“Eu não posso falar como é o relacionamento dela com a Ana Paula, se ela sempre está servindo a Ana Paula ou se elas dividem tarefas. Mas é por aí”, afirmou Sol.
Na noite de quarta-feira, dia 21, Matheus disse a Ana Paula que ela era “patroa”, e a veterana o repreendeu pela afirmação. Durante a discussão, a jornalista havia brincado que o gaúcho tinha se arrependido de jogar contra ela e relembrou um comentário feito pelo brother sobre ela ter “soldados”. Ao ouvir a palavra “patroa”, Ana Paula reagiu imediatamente.
“Eu falei patroa? Você quer colocar palavras na minha boca, Matheus? Está gravado! Você é louco nesse ponto? Você tá metendo o louco? Você fala e assume os absurdos que você tá falando”, declarou a mineira.
No quarto, ao conversar com Sol Vega após o clima tenso com Ana Paula, Matheus assumiu usar esses termos para gerar “cortes”.
“Ela sentiu a palavra patroa. Ela é uma mulher estudada. Se isso é cortado, é revertido. Ela respondeu: ‘Tá botando palavra na minha boca, menino’. E eu: ‘Não, tu falou que tu paga bem. Então tu é a patroa’. Se é cortado isso, é revertido”, afirmou o rapaz.
Nas redes, usuários afirmam que Matheus está colocando Milena em “lugar de subserviência” e também que ele “distorce tudo”. Sol Vega também é criticada pelos internautas, onde afirmam que a participante “não aprendeu nada”, mesmo após tantas edições.