POLÍTICA

MDB acirra disputa com PSD e quer filiar Raquel Lyra, de saída do PSDB

24 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Governadora de Pernambuco se reuniu com o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para tratar do assunto; partido é aliado de João Campos em Recife

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra que é cobiçada pelo PSD e pelo MDB — Foto: Divulgação

Com as negociações de uma fusão com o PSDB frustradas, o MDB tenta agora atrair um dos principais quadros tucanos, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. O presidente da legenda, Baleia Rossi (MDB-SP), se reuniu com Lyra há dez dias para discutir o assunto. A governadora deve concorrer à reeleição no estado e ganharia a direção local da legenda, caso aceitasse a mudança. A tentativa do MDB de atrair Lyra é mais uma ofensiva contra o PSD, de Gilberto Kassab, que também tenta convencê-la a se filiar.

Com uma gestão bem avaliada, a pernambucana é vista por aliados de Michel Temer como um nome forte para atrair mais deputados para a legenda em 2026, além de ampliar a influência dessa ala da legenda no Nordeste. Os principais nomes do MDB na região são próximos do governo Lula, como o senador Renan Calheiros (AL), e costumam divergir das estratégias eleitorais traçadas pela atual direção da sigla.

A ofensiva dos emedebistas sobre Lyra se deu ao mesmo tempo em que o partido discutia uma união com o PSDB, seja por meio de fusão ou incorporação, visando fortalecer a legenda no Congresso. Já os tucanos buscavam uma forma de escapar da cláusula de bareira, regra que impõe restrições ao funcionamento da legenda caso não atinja um número mínimo de votos nas eleições à Câmara. Além do MDB, as tratativas também envolviam o PSD.

Após meses de negociação, contudo, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, afirmou na semana passada que não houve acordo. Segundo ele, os tucanos decidiram se unir com outros dois partidos menores: Podemos e Solidariedade. O objetivo, de acordo com a direção do partido, é evitar a entrada em um processo de “extinção” e manter o programa da sigla. Caso optasse pelo acordo com as legendas de Gilberto Kassab ou Baleia Rossi, a avaliação é que o PSDB acabaria submisso.

Lyra, por sua vez, vinha dando sinais que poderia não esperar a conclusão de um acordo para definir seu futuro. Em entrevistas, chegou a afirmar que tem pressa para estruturar o próprio futuro político. Ela admite a possibilidade de deixar o PSDB.

A governadora de Pernambuco tem dito a aliados que está pensando sobre o assunto e avalia os convites de ambos os partidos. Um dos pontos de vantagem na filiação ao MDB, porém, seria retirar a legenda da base aliada do prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE). Lyra e Campos devem se enfrentar na disputa pelo governo do estado em 2026.

O MDB chegou a fazer parte de seu governo no início do mandato, inclusive ocupando cargos no Palácio das Princesas, sede do Executivo local. Desde o ano passado, porém, rompeu a aliança e passou a integrar a gestão de Campos na prefeitura da capital pernambucana. Em janeiro, o partido anunciou que sairia da base aliada e passaria a atuar de forma independente na Assembleia Legislativa.

Apesar de se manter aliada a alguns emedebistas, como o senador Fernando Dueire, a governadora perdeu influência na sigla com os movimentos de Campos. Hoje, o MDB ocupa a secretaria de Relações Institucionais de Recife, com Raul Henry, presidente municipal da legenda. Integrantes do partido afirmam, porém, que o desenho político para 2026 poderá ser outro.

Outro ponto levantado por integrantes da cúpula do MDB é que Lyra vem se aproximando do governo Lula e a postura de Kassab, com críticas ao Planalto, pode afastar a governadora do PSD. A entrada de Lyra no MDB para a disputa à reeleição ainda pode forçar o PT a se manter neutro na disputa local de Pernambuco, já que o presidente é aliado de João Campos e, ao mesmo tempo, mantém proximidade com caciques do MDB no Nordeste.


BS20250224100022.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/02/24/mdb-acirra-disputa-com-psd-e-quer-filiar-raquel-lyra-de-saida-do-psdb.ghtml

Artigos Relacionados