
Câmara Legislativa autoriza BRB a comprar Banco Master
Deputados contrários manifestaram uma série de críticas ao projeto do GDF. Justiça determinou apreciação da pauta pelo Legislativo.
Interessados no programa de Financiamento Estudantil podem se cadastrar gratuitamente até 7 de fevereiro
O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta terça-feira (dia 4), as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil Social (Fies Social) referente ao primeiro semestre de 2025. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente. Basta acessar o portal até 7 de fevereiro.
Segundo a pasta, neste ano, serão ofertadas mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos do Fies: um para o primeiro semestre e outro para o segundo.
Para concorrer a uma vaga do Fies Social, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir da de 2010. O candidato deve ainda ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame. Além disso, a nota da redação não pode ser zero.
O MEC alerta, no entanto, que é vedada a inscrição de quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.
O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com a situação ativa.
Serão levadas em consideração as informações que constam da base de dados do CadÚnico até 11 de janeiro.
Para os pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Após acessar o portal, o candidato precisa fazer o login com sua conta Gov.br; preencher seus dados pessoais e clicar em “Gravar e avançar”. Depois, deve fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Ainda é necessário informar a escolaridade e declarar ciência dos dados fornecidos.
O concorrente também precisa escolher os três cursos desejados. Neste caso, é preciso selecionar o estado, o município, o curso e a instituição de ensino desejados, por ordem de prioridade.
A etapa seguinte é o preenchimento de informações financeiras do candidato e da família, terminando com a revisão dos dados. Em seguida, basta confirmar a inscrição e salvar o comprovante com a chave de segurança.
A classificação para o primeiro semestre de 2025 será com base na ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
A ordem de priorização será:
A seleção Fies terá chamada única e formação de uma lista de espera.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro. O concorrente será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior apontadas na inscrição.
Depois, deverá acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.
Aqueles que não foram pré-selecionados entrarão automaticamente da lista de espera. O período de convocação por meio da lista de espera vai de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Deputados contrários manifestaram uma série de críticas ao projeto do GDF. Justiça determinou apreciação da pauta pelo Legislativo.
No total, estão disponíveis 715 oportunidades, distribuídas em diversas regiões administrativas do DF; interessados podem se candidatar por aplicativo ou presencialmente
Interrupção temporária tem como objetivo garantir a segurança das equipes durante os serviços
Inaugurado há seis meses, o Cepi Pitangueira tornou-se referência em acolhimento, estrutura e trabalho pedagógico