
Pesquisa estima que ao menos 11,4 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack
Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo
Os projetos estão vinculados ao programa Novos Caminhos e serão anunciados dia 23 de setembro, no evento em comemoração ao Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica OGoverno Federal, por meio do Ministério da Educação, realiza nos dias 23 a 25 de setembro, a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O …
Os projetos estão vinculados ao programa Novos Caminhos e serão anunciados dia 23 de setembro, no evento em comemoração ao Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
OGoverno Federal, por meio do Ministério da Educação, realiza nos dias 23 a 25 de setembro, a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento marcará os 112 anos do ensino profissional no país, com o lançamento de um pacote de ações para o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos.
(Foto: Claudionor Jr./Divulgação)
A cerimônia de abertura contou com o anúncio de 14 projetos focados na gestão e resultados, articulação e fortalecimento e inovação e empreendedorismo. Com o tema Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro, a celebração também dará início a primeira Exposição da Educação Profissional e Tecnológica com a apresentação de projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas instituições que compõem Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem.
Este pacote de medidas, alinhado ao programa Novos Caminhos, visa potencializar e ampliar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica, modalidade de ensino que prepara os estudantes para o exercício das profissões e para o mundo do trabalho. Serão anunciados novos projetos no eixo de articulação e fortalecimento, que visam o fomento à formação técnica de jovens e adultos e também de professores e demais profissionais da educação. Além desses, serão apresentados projetos no eixo de inovação e empreendedorismo, que objetivam fomentar iniciativas nesta área, além de desenvolver nos estudantes habilidades e competências técnicas específicas tais como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e adaptação e construção de soluções. No eixo de gestão e resultados serão entregues projetos a fim de dar mais transparência e apresentar os dados da Educação Profissional e Tecnológica que contribuem tanto para melhores resultados, especialmente, na consolidação da Rede Federal, como na ampliação de oportunidades de inserção socioprodutiva de milhões de brasileiros.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, tem priorizado as ações que possam contribuir para impulsionar a produtividade e a competitividade nacional. Neste contexto, a fim de oportunizar aos brasileiros a inserção e a permanência no mercado de trabalho, tem implementado ações que possam estimular o desenvolvimento contínuo de soluções técnicas e tecnológicas para fazer frente às demandas internas e aos fluxos crescentes de competitividade no cenário nacional e internacional. Nesta perspectiva, o programa Novos Caminhos atua na articulação entre a oferta de cursos e a política de geração de emprego e renda, alinhadas às demandas do setor produtivo.
Os projetos que serão apresentados têm como foco diferentes públicos, trazendo oportunidades para toda a sociedade, estudantes da Educação Profissional e Tecnológica e também profissionais da educação. Todos eles trazem concepções que impactam positivamente a educação profissional no Brasil. São eles: Re-Saber, Monitor de Profissões, Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, Mapa de Demandas 2.0, Qualifica Mais EnergIF, Qualifica Mais Emprega Mais, Curso de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Plataforma Aprenda Mais, Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, Painel de Fomento da Educação Profissional e Tecnológica, Projeto para o Desenvolvimento de Indicação Geográfica (IG), Oficinas 4.0, InTechChallenge, Projeto IF+Empreendedor.
A primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica será realizada nos 3 dias de evento, das 14h às 18h, no dia 23 de setembro e das 10h às 18h, nos dias 24 e 25 de setembro. A visitação será aberta ao público e atende a todos os protocolos de biossegurança. Estarão presentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens, para a apresentação de mais de 100 projetos de pesquisas e inovações tecnológicas. O evento também ocorrerá de forma virtual com transmissão pelo canal do Youtube do MEC.
O programa Novos Caminhos iniciou em 2019 com o objetivo estimular a Educação Profissional e Tecnológica e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A proposta foi estruturada para fortalecer esta modalidade da educação nacional, traçando estratégias que pudessem alinhar a oferta de cursos às demandas do setor produtivo, apoiar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional no ensino médio, alavancar o reconhecimento social e econômico da formação técnica e profissional e integrar dados e estatísticas para subsidiar o planejamento e a gestão da Educação Profissional e Tecnológica.
Para acessar a programação do evento clique aqui.
Para acessar a Lei nº 14.139, de 16 de abril de 2021, que institui o dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica clique aqui.
Com informações do MEC
Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo
Anteriormente, a atribuição estava a cargo do Comando do Exército
Em 2025, o festejo confirmou seu título de maior festa junina do mundo, com mais de 800 atrações em São Luís e no interior — um aumento de 55,7% em relação ao ano anterior
Imagens de violências eram divulgadas pela internet