ESPORTES

Medalhista olímpico ‘absolvido’ por competir de ‘mankini’ sofre ‘queda grave’ e vai parar na UTI

15 de março, 2024

Acidente põe em dúvida participação de Shane Rose nas Olimpíadas, mas equipe espera que ele se recupere a tempo de representar a Austrália

A participação do cavaleiro australiano Shane Rose em uma quarta Olimpíada foi colocada em dúvida nesta sexta-feira, após o esportistas sofrer uma queda considerada “grave” e ir parar na UTI. O acidente ocorre poucas semanas depois de ele escapar de punição por usar um “mankini” (um “biquíni masculino”) durante uma competição de salto.

Três vezes medalhista olímpico, Shane Rose foi levado às pressas para o hospital com uma forte concussão, um fêmur quebrado, uma pélvis e costelas fraturadas depois de cair do cavalo durante uma prova de cross-country na quinta-feira.

“Shane foi operado esta manhã para estabilizar o fêmur e a pélvis”, disse um comunicado publicado em sua página do Instagram, acrescentando que ele estava na UTI. “Embora o momento seja infeliz, temos esperança de que haja tempo suficiente para que ele se recupere e ainda possa continuar seu cronograma de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris”.

Rose garantiu sua qualificação olímpica em um evento recente na Nova Zelândia. Ele foi autorizado a competir no torneio depois de escapar da sanção por usar um “mankini” laranja fluorescente — uma roupa popularizada pelo filme Borat — no mês passado, em uma competição na qual os concorrentes foram incentivados a usar fantasias.

O look inusitado do cavaleiro gerou uma reclamação no meio, e Rose foi afastado de todas as competições pela Equestrian Australia, o órgão nacional de esportes equestres no país.

Depois, porém, a entidade optou por não punir o atleta, que recebeu uma onda de apoio do público e da imprensa internacional.

Rose ganhou medalhas de prata em eventos por equipe nas Olimpíadas de 2008 e 2020, e bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

BS20240315115246.1
https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/03/15/medalhista-olimpico-absolvido-por-competir-de-mankini-sofre-queda-grave-e-vai-parar-na-uti.ghtml

Artigos Relacionados