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Adrian Newey, responsável por todos os veículos campeões da RBR, anunciou saída do cargo após sequência de turbulências na equipe; ele vai trabalhar com o piloto Fernando Alonso
É oficial! Engenheiro mais conceituado da Fórmula 1, Adrian Newey vai trabalhar na Aston Martin a partir da próxima temporada. A escuderia de Lawrence Strolls anunciou nesta terça-feira, durante entrevista coletiva, o acerto com o projetista, que era disputado por Ferrari e havia sido cotado também por Williams e McLaren.
— É a notícia mais emocionante para a Fórmula 1 em geral, eu penso. Adrian newey se juntará a nós como acionista e sócio-gerente técnico da equipe de Fórmula 1 — destacou Strolls. — Adrian é indiscutivelmente o melhor do mundo naquilo que faz. Não tem ninguém que chegou perto de ganhar tantos campeonatos como ele ganhou. Ele é um vencedor, e tem paixão e desejo de vencer, como outras pessoas deste edifício. Queremos ganhar.
Em suas primeiras palavras na nova “casa”, Newey destacou que busca um novo desafio na carreira.
— Senti que precisava de um novo desafio. E no final de abril decidi que queria fazer algo diferente. Passei muito tempo com minha esposa debatendo o que deveria fazer a seguir, demoramos para decidir. Eu tive muita sorte de ter alcançado o que almejava há 12 anos, aquele desejo de ser engenheiro de automobilismo — ressaltou, na coletiva.
O lendário projetista vai trabalhar com o espanhol Fernando Alonso. Ao longo da carreira, Newey passou WIlliams, McLaren e Red Bull. Foi parceiro dos pilotos Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villenueve, Mika Hakkinen, Sebastian Vettel e Max Verstappen. Conquistou, no período, 25 títulos mundiais na Fórmula 1: 13 de pilotos e 12 de construtores.
Newey entrou na mira das principais equipes da modalidade depois de confirmar que deixaria a Red Bull Racing em 2025 após uma sequência de turbulências nos bastidores da equipe de Milton Keynes. Segundo o Daily Mail, o contrato do engenheiro na nova casa será de 24 milhões de euros por ano (quase R$ 150 milhões anuais, na cotação atual).
— Ele é uma lenda do esporte. Sinto-me privilegiado por competir nos últimos 20 anos compartilhando o esporte com Adrian (Newey). É um privilégio [ele] estar sendo associado à Aston Martin, um bom sinal e uma boa notícia para nós — afirmou Alonso, meses atrás, ao canal DAZN.
Durante o Grande Prêmio da Inglaterra, a imprensa britânica já noticiara que estavam avançadas as negociações entre a Aston Martin e o projetista.
Aos 65 anos, o britânico disse em maio que buscaria “novos desafios” na carreira. Foram sete títulos em Milton Keynes: quatro com o alemão Vettel e três com o holandês Verstappen. Desde então, passou a ser um dos nomes mais comentados no paddock dos GPs.
“O ‘guru’ da aerodinâmica na F1, considerado por muitos o melhor projetista da história, é o homem que todos desejam. É lógico. Num esporte onde, sem um bom carro, é impossível aspirar à vitória por mais mãos que se tenha, Newey é garantia de sucesso e mais importante que um piloto”, resumiu o diário espanhol Mundo Deportivo.
A contratação do britânico era tida como certa na Ferrari, numa missão de “devolver a glória” à escuderia italiana a partir de 2025, ao lado do novo piloto, Lewis Hamilton. Segundo ‘La Gazzetta dello Sport’, porém, o engenheiro teria exigido a contratação de 20 engenheiros de seu círculo próximo.
Os custos e a reorganização interna que isso demandaria teriam esfriado as conversas e aberto caminho para as negociações com a Aston Martin. Além disso, diz-se no paddock que a intenção de Newey era ficar no Reino Unido.
De acordo com a imprensa internacional, o responsável por todos os carros campeões da RBR na Fórmula 1 decidiu romper o vínculo de 19 anos em meio às disputas internas alavancadas pela acusação de conduta imprópria contra o chefe da equipe, Christian Horner. Ele foi absolvido numa apuração interna, o que não apaziguou os bastidores nem as rusgas do diretor com o pai de Max Verstappen.
— Trabalhei com ele por muito tempo. É um grande trunfo. Quem sabe onde isso vai acabar — despistou Dan Fallows, diretor técnico da Aston Martin e ex-braço direito de Newey na RBR.
A Aston Martin, que tem como objetivo conquistar o título mundial a médio prazo, não para de se reforçar em termos técnicos e de infraestrutura. Um dia depois de anunciar a saída “imediata” da Ferrari, o engenheiro italiano Enrico Cardile fechou contrato com a Aston Martin, onde vai trabalhar a partir de 2025.
Desde que o canadense Lawrence Stroll comprou a equipe, em 2021, o número de funcionários na fábrica de Silverstone passou de 300 para 850 e, nos próximos meses, novas instalações serão inauguradas, uma delas com um túnel de vento de última geração.
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