
Pulgar, do Flamengo, e presidente do Fluminense são absolvidos pelo STJD após episódios em clássico
Volante chileno foi denunciado no artigo 254, enquanto dirigente foi enquadrado no artigo 258
Atual presidente pediu desculpas, mas não deu ‘respostas satisfatórias’, segundo participantes de reunião realizada nesta quinta-feira

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pediu desculpas pela forma, mas não deu “respostas satisfatórias” às perguntas sobre seu projeto abortado de abrir a Copa do Mundo a investidores privados, lamentaram dois membros do Conselho Executivo nesta quinta-feira em Zurique.
— O decepcionante é que não obtivemos nenhuma resposta às nossas demandas específicas — lamentou Debbie Hewitt, presidente da Federação Inglesa e vice-presidente da Fifa, na saída deste conselho a alguns jornalistas.
Infantino presidiu nesta quinta-feira o primeiro conselho do órgão mundial desde o escândalo que quase lhe custou o cargo no final do verão, poucas semanas depois de ter abandonado sob pressão seu projeto secreto de abrir a Copa do Mundo a investidores privados.
A revelação deste projeto desencadeou uma onda de críticas sem precedentes, e a UEFA, a Concacaf e a Confederação Asiática pedem desde então a sua saída.
Esta quinta-feira era, portanto, o momento de dar explicações perante alguns dos 37 membros deste conselho contrários ao projeto.
Hewitt garantiu, no entanto, que Infantino mostrou “certo arrependimento” durante este conselho.
— A única coisa pela qual ele realmente se desculpou foi por não ter submetido a questão ao conselho — explicou.
Mas quando perguntou a Infantino por que não havia respostas para as perguntas do conselho, o presidente pediu a ela “que apresentasse essas perguntas por escrito”.
— Acho que este homem tem que responder a essas perguntas e, se não o fizer agora, não está qualificado para ser presidente da Fifa — insistiu.
— Fizemos muitas perguntas críticas e, do meu ponto de vista, não houve respostas satisfatórias — lamentou também o presidente da Federação Alemã, Bernd Neuendorf.
— Como eu disse, a confiança nele foi perdida. Agora, novas pessoas devem elaborar novas ideias e é preciso determinar como colocar esta organização, que é extremamente importante para o futebol mundial, novamente em bases sérias — acrescentou.
Mas este ponto de vista não é compartilhado por todos os membros do conselho.
O presidente da Federação Mauritana, Ahmed Yahya, considerou que o projeto de Infantino tinha como objetivo “o interesse do futebol”.
— É o caminho, o método que falhou — acrescentou.
A insatisfação com Infantino se intensificou após a tentativa de criar a Fifa Forward Enterprise (FFE), uma estrutura comercial que permitiria vender participações em direitos ligados às competições da entidade a investidores privados. A proposta foi abandonada em julho, após uma reação contrária de dirigentes e associações nacionais.
A Uefa passou a questionar a condução do projeto e pediu acesso a documentos relacionados à iniciativa. A entidade europeia também levantou suspeitas sobre a gestão financeira da Fifa, ampliando o conflito entre as duas organizações. A Fifa, por sua vez, acusou dirigentes europeus de promover uma campanha de desinformação contra Infantino.
A crise é um dos principais fatores que impulsionam a articulação para encontrar um concorrente. Embora tenha perdido apoio em parte do futebol europeu e asiático, Infantino mantém respaldo de dirigentes de outras regiões. A Confederação Africana de Futebol (CAF), por exemplo, declarou apoio à sua reeleição.
BS20261015165219.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2026/10/15/membros-de-conselho-da-fifa-criticam-infantino-por-falta-de-explicacoes-sobre-plano-frustrado-para-a-copa-do-mundo.ghtml

Volante chileno foi denunciado no artigo 254, enquanto dirigente foi enquadrado no artigo 258

Parceria prevê avaliação científica do desempenho de atletas do Sesc Olímpico e abre caminho para intercâmbio e capacitação de jovens esportistas e profissionais na França.

Estudiantes informou que recorrerá ao TAS para tentar reverter a decisão

No jogo que marca o início da parceria com a Lubrax no Manto das Meninas da Gávea, Rubro-Negro inicia busca pela vaga na semifinal nesta quinta-feira (15), no Luso Brasileiro