
Distrito Federal tem a melhor taxa de cobertura do teste da orelhinha do país
Execução da política pública conta com auxílio da fonoaudiologia, profissão que completa 44 anos de regulamentação nesta semana

Antes ofertada pelo SUS a jovens de 11 a 14 anos, dose reforça, agora, proteção também de crianças com 12 meses. Imunizante age contra quatro sorotipos de bactéria

Israel tem apenas 1 ano de idade, mas já construiu um escudo poderoso contra a meningite. Na companhia dos pais, a criança recebeu a nova dose ACWY, que, neste mês, passou a ser ofertada também a bebês de 12 meses como dose de reforço à meningocócica C, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).
“Antes, ele tomava essa vacina na rede particular. Agora, com a oferta pelo Sistema Único de Saúde [SUS], posso economizar e concluir essa imunização aqui mesmo na UBS. Isso protege não só o meu bebê, mas toda a nossa família”, afirmou a mãe, Fabyanne Nabofarzan, na sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte.
Antes, a vacina ACWY era disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Além do público-alvo, a medida amplia a proteção para os outros três sorotipos de bactéria (A, W e Y), prevenindo casos de meningite bacteriana e infecções generalizadas.
De acordo com o infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), José David Urbaez, a vacina é essencial diante da gravidade da doença. “A infecção pode evoluir de forma extremamente rápida, com risco de morte em menos de 24 horas após o início dos sintomas. Por isso, a dose é indispensável para impedir que esse quadro grave se desenvolva”, reforça.
No DF, foi registrado um aumento de 1,78% da cobertura vacinal, com 30,9 mil doses aplicadas em 2024 contra 30,3 mil doses em 2023. No ano passado, a cobertura chegou a 95,3%, enquanto em 2023, o valor foi de 86%.

O imunizante está disponível nas diversas salas de vacinas distribuídas nas UBSs do DF, que podem ser conferidas neste link. O esquema vacinal contra meningite começa com duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 meses e aos 5 meses, e, agora, reforço aos 12 meses, que passará a ser feito com a vacina ACWY.
De acordo com a Nota Técnica nº 77/2025, do MS, bebês que deixaram de tomar a dose de reforço aos 12 meses podem receber a vacina até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já aqueles que receberam a dose aos 12 meses com a vacina meningocócica C são considerados vacinados, sem necessidade da dose de reforço.
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, esclarece que uma única ida a um local de vacinação pode servir para atualizar diversos esquemas. “A dose da meningite pode ser aplicada junto a qualquer outra vacina do calendário”, explica.

A vacina ACWY está disponível em diversas salas de vacinas distribuídas nas UBSs do DF. Foto: Sandro Araújo/Agência saúde DF
Urbaez também alerta para os sinais de perigo em bebês e crianças: “Febre alta, irritabilidade, recusa alimentar e letargia são alguns dos sintomas que exigem atenção. É fundamental procurar atendimento médico imediatamente”. A meningite é considerada endêmica no Brasil, com casos ao longo de todo o ano. Até o momento, o DF confirmou 37 ocorrências da doença, sendo 16 bacterianas.

Execução da política pública conta com auxílio da fonoaudiologia, profissão que completa 44 anos de regulamentação nesta semana

Sorteio será realizado no dia 31 de dezembro, às 22h. Veja como participar de bolões

Memphis Depay e Yuri Alberto marcaram para o time paulista; Nuno Moreira descontou para os cruz-maltinos

Estudantes da rede pública interessados em estudar inglês, espanhol, francês, alemão ou japonês podem se inscrever até 9 de janeiro, no site da Secretaria de Educação; vagas para a comunidade serão divulgadas posteriormente
