
SES-DF reforça a importância da vacinação contra covid-19
Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o esquema vacinal em dia; orientação é dirigida sobretudo a pessoas dos grupos de risco
Antes ofertada pelo SUS a jovens de 11 a 14 anos, dose reforça, agora, proteção também de crianças com 12 meses. Imunizante age contra quatro sorotipos de bactéria
Israel tem apenas 1 ano de idade, mas já construiu um escudo poderoso contra a meningite. Na companhia dos pais, a criança recebeu a nova dose ACWY, que, neste mês, passou a ser ofertada também a bebês de 12 meses como dose de reforço à meningocócica C, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).
“Antes, ele tomava essa vacina na rede particular. Agora, com a oferta pelo Sistema Único de Saúde [SUS], posso economizar e concluir essa imunização aqui mesmo na UBS. Isso protege não só o meu bebê, mas toda a nossa família”, afirmou a mãe, Fabyanne Nabofarzan, na sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte.
Antes, a vacina ACWY era disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Além do público-alvo, a medida amplia a proteção para os outros três sorotipos de bactéria (A, W e Y), prevenindo casos de meningite bacteriana e infecções generalizadas.
De acordo com o infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), José David Urbaez, a vacina é essencial diante da gravidade da doença. “A infecção pode evoluir de forma extremamente rápida, com risco de morte em menos de 24 horas após o início dos sintomas. Por isso, a dose é indispensável para impedir que esse quadro grave se desenvolva”, reforça.
No DF, foi registrado um aumento de 1,78% da cobertura vacinal, com 30,9 mil doses aplicadas em 2024 contra 30,3 mil doses em 2023. No ano passado, a cobertura chegou a 95,3%, enquanto em 2023, o valor foi de 86%.
O imunizante está disponível nas diversas salas de vacinas distribuídas nas UBSs do DF, que podem ser conferidas neste link. O esquema vacinal contra meningite começa com duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 meses e aos 5 meses, e, agora, reforço aos 12 meses, que passará a ser feito com a vacina ACWY.
De acordo com a Nota Técnica nº 77/2025, do MS, bebês que deixaram de tomar a dose de reforço aos 12 meses podem receber a vacina até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já aqueles que receberam a dose aos 12 meses com a vacina meningocócica C são considerados vacinados, sem necessidade da dose de reforço.
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, esclarece que uma única ida a um local de vacinação pode servir para atualizar diversos esquemas. “A dose da meningite pode ser aplicada junto a qualquer outra vacina do calendário”, explica.
A vacina ACWY está disponível em diversas salas de vacinas distribuídas nas UBSs do DF. Foto: Sandro Araújo/Agência saúde DF
Urbaez também alerta para os sinais de perigo em bebês e crianças: “Febre alta, irritabilidade, recusa alimentar e letargia são alguns dos sintomas que exigem atenção. É fundamental procurar atendimento médico imediatamente”. A meningite é considerada endêmica no Brasil, com casos ao longo de todo o ano. Até o momento, o DF confirmou 37 ocorrências da doença, sendo 16 bacterianas.
Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o esquema vacinal em dia; orientação é dirigida sobretudo a pessoas dos grupos de risco
Ações voltadas à capacitação de produtores e conscientização da comunidade são desenvolvidas para assegurar a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor
Oportunidades incluem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários de até R$ 3,5 mil, com benefícios
Fornecimento a será temporariamente suspenso, de 7h às 18h, por questões de segurança