
Projetos levam acessibilidade e protagonismo a pessoas com deficiência no DF
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Companhia iniciou os estudos para ampliar e automatizar os métodos de pagamento, incluindo a compra de bilhetes com Pix
Desde 2018, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vem trabalhando na modernização do sistema de bilhetagem, com investimento em atualização tecnológica e aquisição de equipamentos, a fim de evitar a perda de arrecadação tarifária, possibilitar o seu correto controle, reduzir filas e facilitar a compra para os usuários do transporte público do Distrito Federal. O próximo passo é a aquisição de terminais de autoatendimento (ATMs).
Ainda não há prazo para a implantação, mas a Diretoria de Operação e Manutenção (DOM) já iniciou os estudos internos para mais esta etapa. “A automação de vendas de créditos permitirá a priorização das atividades de apoio e orientação ao usuário, bem como das atividades de gestão administrativa e operacional da companhia”, afirma o titular da DOM, Márcio Aquino.
Além disso, a racionalização das etapas de comercialização de créditos propiciará maior praticidade e acessibilidade ao usuário na aquisição do QR Code e na recarga de cartões do SBA (Sistema de Bilhetagem Automática), por meio de pagamento em espécie, cartão ou Pix.
A meta é instalar 63 máquinas nas 27 estações, contratando a locação dos equipamentos com operação assistida humanizada aos usuários, manutenção técnica, fornecimento de suprimentos e monitoramento de operação do sistema. O próximo passo é iniciar a elaboração do termo de referência e edital de licitação para a contratação.
Até 2019, conviviam dois sistemas de bilhetagem no Metrô-DF: o Sistema de Bilhetagem Automática, que permitia a integração com o modal de ônibus por meio dos cartões, e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com cartões smart card, bloqueios e equipamentos de venda (PDVs) específicos para tal sistema. Os dois sistemas não eram integrados, e ambos estavam sem manutenção.
Naquele ano, a companhia assinou o contrato com a fornecedora de tecnologia do SBA, tendo como objeto a locação de equipamentos e prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva de validadores, com fornecimento de peças, licenciamento e suporte técnico de software e demais condições necessárias de modo a viabilizar a operacionalização do sistema.
Com esse contrato ainda em vigência, o Metrô-DF conseguiu descontinuar o SBE e fazer a manutenção total do parque tecnológico, incluindo software e atualizações do SBA, além de ampliar e modernizar os bloqueios e os equipamentos de venda. Também foram adquiridos novos bloqueios de entrada, passando de 63 para 110, o que resultou no fim das filas e reclamações dos usuários no acesso das estações.
Foi ampliado de 67 para 69 o número de equipamentos de venda. Para viagens unitárias, o Metrô-DF passou a emitir QR Codes. Em 2022, em conjunto com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e o BRB Mobilidade, operador do sistema de bilhetagem, o Metrô implantou o EMV, que permite o pagamento por aproximação diretamente nos bloqueios das 27 estações.
Desde então, o ingresso no sistema pode ser feito diretamente pelos bloqueios, aproximando cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada. Nesse caso, o usuário não precisa mais se dirigir às bilheterias.
*Com informações do Metrô-DF
Todas as 240 propostas contempladas contam com algum tipo de inclusão, sendo 15 iniciativas de autoria de PcDs
Agentes de trânsito flagraram 20 motoristas dirigindo sem possuir habilitação
Desligamento programado vai das 8h às 22h no bairro, que faz parte de Sobradinho
Abordagem está prevista para passar por seis pontos no Plano Piloto