
Asa Norte e Asa Sul recebem manutenção na rede de iluminação pública
Ação segue até domingo (3) e inclui reparos em cabos, reposição de materiais furtados e correção de pontos apagados

Paralisação por tempo indeterminado foi decretada em assembleia virtual durante madrugada. Estações abriram às 6h; 10 veículos estão fora de circulação. Funcionários do Metrô do Distrito Federal iniciaram uma greve, por tempo indeterminado, hoje (19). A paralisação foi decretada em assembleia virtual durante a madrugada. Com isso, as estações abriram com 30 minutos de […]
Paralisação por tempo indeterminado foi decretada em assembleia virtual durante madrugada. Estações abriram às 6h; 10 veículos estão fora de circulação.
Funcionários do Metrô do Distrito Federal iniciaram uma greve, por tempo indeterminado, hoje (19). A paralisação foi decretada em assembleia virtual durante a madrugada. Com isso, as estações abriram com 30 minutos de atraso, às 6h.
Ao todo, 14 dos 24 trens circulam em horário de pico. Às 6h30, o tempo médio de espera nos terminais era de 11 minutos. Já, às 8h30, a espera pelos trens durava cerca de 15 minutos.
Manhã: 6h às 8h30
Tarde: 16h45 às 20h30
De acordo com o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), a categoria protesta contra o corte do auxílio-alimentação, de R$ 1,2 mil. Além disso, os metroviários citam “descumprimentos judiciais, como os descontos ilegais da greve de 2019 que, até hoje, não foram devolvidos”.
Para garantir o funcionamento mínimo do serviço de transporte público durante a pandemia de Covid-19, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10) determinou que 60% dos trens estejam em circulação nos horários de pico, o que foi mantido pela categoria.
Em nota, a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) informou que “seguirá tomando todas as providências judiciais e administrativas cabíveis para evitar maiores transtornos que a greve dos metroviários possa causar à população”.
Às 7h, paradas de ônibus no Distrito Federal registraram aumento na movimentação, devido à paralisação dos metroviários.
Na avenida Hélio Prates, próximo à estação de metrô em Ceilândia, passageiros aguardavam pelo ônibus para ir ao trabalho.
Dentro dos terminais de metrô, com funcionamento de apenas 60% dos trens, também houve aglomeração de passageiros.
A redução do serviço de transporte público ocorre ao mesmo tempo em que o DF registra mais 38 mortes e 1.062 novos casos de Covid-19. O total de óbitos chega a 7.210, e os infectados somam 366.708, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF).
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) informou que a greve dos metroviários “não altera a utilização das faixas exclusivas de ônibus”. Portanto, as vias continuam sendo para uso apenas de ônibus, vans escolares e táxis na manhã de hoje (19).
Estrada Parque Taguatinga (EPTG)
Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia)
Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB)
Já o Departamento de Trânsito (Detran-DF) afirmou que ainda não tem um posicionamento sobre o funcionamento das seguintes faixas exclusivas:
W3 Sul
W3 Norte
Vias N1 e S1, no Eixo Monumental
Fonte: G1/TV GLOBO

Ação segue até domingo (3) e inclui reparos em cabos, reposição de materiais furtados e correção de pontos apagados

Ferramenta permite inscrição no programa Morar Bem, envio de documentos e acompanhamento da situação cadastral sem precisar sair de casa

Manutenção inclui revisão da rede, troca de cabos e reposição de equipamentos para receber público estimado em mais de 100 mil pessoas

Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, 83,2% dos consumidores pretendem presentear no Dia das Mães de 2026.