
PF faz operação contra organização criminosa acusada de fraudes em concursos públicos
Mandados judiciais estão sendo cumpridos em três estados
São Paulo concentra 82,49% do total, com 15 casos confirmados e 164 em investigação
O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira para 217 o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no país — valor inferior aos 225 relatados no domingo. A pasta afirma que, deste total, 17 casos foram confirmados e 200 continuam em investigação pelas autoridades brasileiras.
São Paulo concentra 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 em investigação. O Paraná aparece em seguida, com dois casos confirmados e quatro em investigação.
Segundo o Ministério da Saúde, outros 12 estados notificaram casos em investigação: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2). Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam sob análise.
Em relação aos óbitos registrados, dois foram confirmados por intoxicação por metanol em São Paulo e 12 seguem em investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que deve chegar nesta semana ao Brasil o Fomepizol, antídoto de referência para tratamento imediato do metanol. O governo brasileiro aguarda o desembarque de uma carga dos Estados Unidos com 2,5 mil ampolas. O material será recebido em um galpão do Ministério da Saúde, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para ser distribuído aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica dos estados.
As ampolas de Fomepizol foram adquiridas da empresa japonesa Daiichi-Sankyo, em uma articulação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que resultou em uma compra imediata. De acordo com Padilha, um paciente usa em média de duas a quatro ampolas.
BS20251006230510.1 – https://extra.globo.com/brasil/noticia/2025/10/ministerio-da-saude-atualiza-para-217-o-numero-de-notificacoes-de-intoxicacao-por-metanol-no-brasil.ghtml
Mandados judiciais estão sendo cumpridos em três estados
Autoridades sanitárias interditaram seis estabelecimentos no estado
Pacientes são dos municípios de Lajedo e João Alfredo
Órgãos de defesa do consumidor devem intensificar ações de fiscalização para evitar novas casos de intoxicação