
Disputas internas na recém-criada federação União-PP desafiam a definição de candidaturas aos governos estaduais
Grupo enfrenta dificuldades para encontrar consensos pacíficos sobre as disputas locais em mais da metade das unidades da federação
Em uma cerimônia com a presença do presidente eleito Lula e diversas outras autoridades, o ministro Bruno Dantas tomou posse nesta quarta-feira (14) como novo presidente do Tribunal de Contas da União. Na mesma cerimônia, o ministro Vital do Rêgo também foi empossado vice-presidente e corregedor do tribunal. Os mandatos têm prazo de um ano, …
Continue reading “Ministro Bruno Dantas assume presidência do Tribunal de Contas da União”
Em uma cerimônia com a presença do presidente eleito Lula e diversas outras autoridades, o ministro Bruno Dantas tomou posse nesta quarta-feira (14) como novo presidente do Tribunal de Contas da União. Na mesma cerimônia, o ministro Vital do Rêgo também foi empossado vice-presidente e corregedor do tribunal.
Os mandatos têm prazo de um ano, com a possibilidade de recondução por mais um. A nova presidência entra oficialmente em exercício a partir de 1º de janeiro.
Dantas já vinha atuando como presidente interino do TCU. Isso porque, em julho, a ministra Ana Arraes, então presidente, se aposentou compulsoriamente. Ele era o vice-presidente à época e assumiu a Presidência do TCU num “mandato tampão” até o fim deste ano.
Embora não exista uma norma explícita, a eleição do TCU segue o critério de antiguidade. Ou seja, o presidente e o vice-presidente são os ministros mais antigos da corte que ainda não tenham assumido as funções. A eleição aconteceu na semana passada.
A cerimônia de posse dos ministros Bruno Dantas e Vital do Rêgo foi marcada pela presença de diversas autoridades, entre as quais: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito; Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados; Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal; Ricardo Lewandowski, ministro do STF; Gilmar Mendes, ministro do STF; Luiz Fux, ministro do STF; Luís Roberto Barroso, ministro do STF; Rui Costa, futuro ministro da Casa Civil; Flávio Dino, futuro ministro da Justiça; Humberto Costa (PT-PE), senador; Jaques Wagner (PT-BA), senador; Humberto Martins, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Paulo Guedes, ministro da Economia; Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; Carlos França, ministro das Relações Exteriores. O presidente Bolsonaro foi convidado, mas não compareceu. O ex-presidente José Sarney esteve presente ao evento.
Grupo enfrenta dificuldades para encontrar consensos pacíficos sobre as disputas locais em mais da metade das unidades da federação
Colegiado deve votar pedido do PL na semana que vem
Ministro do STF ressaltou que podem ser criados 'legítimos mecanismos' contra desinformação
É o que determina o projeto de lei 1339/2024, de autoria da deputada Doutora Jane (MDB).