
Ciclistas pedem faixa exclusiva para bicicletas ao redor do Parque da Cidade
Pleito foi apresentado em audiência pública que discutiu medidas de segurança no trânsito
Lula havia licenciado 10 ministros parlamentares para eleições da Câmara e do Senado
Os dez ministros parlamentares do governo que haviam sido exonerados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para votarem nas eleições da Câmara e do Senado retornaram aos cargos nesta segunda-feira.
Lula havia licenciado os ministros na última sexta-feira, para participação nas eleições que confirmaram as vitórias do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) no comando do Senado e da Câmara, respectivamente.
Alcolumbre teve 76 votos entre os 81 senadores e retornará ao cargo que já exerceu entre 2019 e 2021. Já Motta recebeu o apoio de 444 dos 513 deputados, na segunda maior votação da História, atrás apenas de Arthur Lira (PP-AL), padrinho político de sua candidatura e a quem sucederá.
Mesmo em um cenário de pouco risco, como o deste ano, a volta dos ministros ao Congresso é considerada um gesto importante para uma boa relação com os novos presidentes.
Os ministros licenciados foram eles:
As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol) não foram licenciadas por Lula para votar. Marina e Guajajara são deputadas da Federação Psol/Rede, que tinha um candidato próprio para a presidência da Câmara, o Pastor Henrique Vieira, o que poderia gerar um constrangimento ao presidente.
O ministro Renan Filho (Transportes), que tem mandato como senador, também não foi licenciado porque possuía compromissos familiares na data, segundo sua assessoria.
Pleito foi apresentado em audiência pública que discutiu medidas de segurança no trânsito
Deputados contrários manifestaram uma série de críticas ao projeto do GDF. Justiça determinou apreciação da pauta pelo Legislativo.
Proposta será analisada no Plenário
Deputados também devem votar a urgência e o mérito do projeto que combate a adultização infantil