Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Mito ou verdade: o protetor labial piora os lábios rachados?

4 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

Pode ser uma barreira útil entre os lábios e o vento frio, mas nem todos os produtos são criados iguais

Mito ou verdade: o protetor labial piora os lábios rachados?
Entenda se o protetor labial realmente é uma barreira útil — Imagem de freepik

Todo vez que as temperaturas abaixam é a mesma coisa: o vento frio e forte bate. Os lábios racham. Então você pega o protetor labial e se pergunta: será que ele realmente ajuda?

A pele dos lábios é fina, portanto, precisa de um pouco mais de proteção, afirma Heather Rogers, dermatologista de Seattle. E o protetor labial é um dos melhores e mais convenientes produtos para adicionar essa camada de proteção.

No entanto, alguns protetores labiais podem, na verdade, exacerbar a irritação e o ressecamento, levando à necessidade de mais protetores, explica a médica. É por isso que é importante saber o que buscar e o que evitar ao aplicar determinados produtos em seus

Por que os lábios ficam secos?

Além de ser fina, a pele dos lábios não tem certas características de retenção de umidade que outras áreas da pele têm, como folículos pilosos, glândulas de óleo e uma camada espessa de células mortas da pele, informa Rogers. É isso que torna os lábios “tão macios e sensíveis”, acrescentou ela.

Quando nossos lábios são expostos a fatores de estresse ambiental, como luz ultravioleta, poluentes do ar, temperaturas frias ou quentes e determinados alimentos e bebidas, eles podem ficar secos e irritados, disse Sam Awan, dermatologista em McKinney, Texas. Lamber os lábios, o que você provavelmente fará quando eles estiverem ressecados, pode piorar o problema porque as enzimas digestivas da saliva podem causar irritação.

É por isso que os lábios rachados são tão comuns, comenta Awan.

O protetor ideal

Os protetores labiais mais eficazes contêm ingredientes que absorvem a umidade (conhecidos como umectantes), fornecem hidratação e óleo (emolientes) e formam uma barreira protetora para selar a umidade (oclusivos), segundo Awan.

Procure produtos que contenham vaselina (comumente listada como petrolato ou petrolato branco nos rótulos), óleo de rícino e glicerina, recomenda Rogers. A Academia Americana de Dermatologia também indica protetores labiais que contenham ceramidas, óleo de semente de cânhamo, dimeticona, óleo mineral e manteiga de karité.

Os óleos de coco, abacate e oliva extra-virgem também ajudam a nutrir os lábios rachados, de acordo com Danny C. Del Campo, dermatologista de Chicago.

Use um produto para os lábios com FPS 30 ou superior se estiver planejando ficar ao ar livre, mesmo no frio, sugere Del Campo. Isso não só protegerá contra os danos causados pelos raios UV que podem causar ressecamento, mas também contra os danos que causam queimaduras solares e, potencialmente, câncer de pele.

Awan afirma que as pessoas costumam gostar da sensação de resfriamento e formigamento de ingredientes como óleo de hortelã-pimenta, cânfora e mentol, mas eles podem causar irritação e, portanto, devem ser evitados. A Academia também sugere evitar itens com fragrância, aromatizantes — como menta, frutas cítricas e canela — , ácido salicílico, eucalipto e lanolina — uma gordura derivada da lã de ovelha que a Sociedade Americana de Dermatite de Contato nomeou o Alérgeno do Ano de 2023.

Rogers explica que muitos produtos populares para os lábios contêm essas substâncias irritantes. Embora possam acalmar temporariamente os lábios, elas podem causar tanta irritação e ressecamento que criam a necessidade de reaplicar o protetor labial com frequência.

É por isso que pode parecer que o protetor labial está piorando o ressecamento dos lábios ou que você está viciado nele, alerta Awan.

Outras formas de evitar lábios rachados

Além de usar protetor labial, manter-se hidratado pode evitar rachaduras nos lábios, orienta Del Campo. Beba bastante água (suas necessidades podem variar de acordo com sua idade, hábitos de exercício e o clima em que vive) e use um umidificador quando estiver dormindo durante dias frios, aponta Awan.

Aplicar uma camada espessa de protetor labial com ingredientes hidratantes, como petrolato ou manteiga de karité, antes de dormir também nutrirá seus lábios e evitará rachaduras, comenta Rogers. Se seus lábios estiverem descascando, não tire a pele nem use um esfoliante labial abrasivo, que pode remover a pele saudável e piorar a rachadura dos lábios, alerta a especialista.

Embora possa ser um hábito difícil de abandonar, disse Del Campo, tente não lamber seus lábios.

E se nada funcionar?

Se os seus lábios continuarem excessivamente rachados depois de experimentar protetores labiais com ingredientes não irritantes por algumas semanas, pode ser útil consultar um dermatologista, especialmente se houver crostas nos cantos da boca ou se os lábios estiverem doloridos ou com coceira, aconselha Del Campo.

Esses podem ser sinais de uma reação alérgica ou de uma infecção bacteriana ou por fungos nos lábios, disse ele. Nesses casos, os dermatologistas podem prescrever medicamentos.

— Sempre que você tiver lábios vermelhos realmente inflamados, dor, rachaduras excessivas ou apenas ressecamento excessivo que você não consegue eliminar com seus produtos de venda livre, é uma boa ideia consultar um dermatologista — indica Awan.


BS20240604073133.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/06/04/mito-ou-verdade-o-protetor-labial-piora-os-labios-rachados.ghtml