
Gloria Pires, que protagoniza e dirige ‘Sexa’, afirma: ‘Cheguei muito plena aos 60 anos’
Atriz declara que nunca se sentiu 'tão bonita e tão saudável', e acrescenta: 'Desde que comecei a fazer terapia, tudo me dá tesão'

Ele presidiu a instituição entre 2007 e 2009

© ABL/Divulgação
Morreu na terça-feira (17), aos 90 anos, o acadêmico, jornalista e escritor Cícero Sandroni. De acordo com a Academia Brasileira de Letras, (ABL), Sandroni morreu em casa, no Rio de Janeiro, vítima de choque séptico causado por infecção urinária, já fragilizado por uma longa doença.
Ele deixa a viúva, Laura Constância Austregésilo de Athayde, e cinco filhos. O velório será nesta quarta-feira, (18), a partir das 10h, na Academia Brasileira de Letras.
Cícero Sandroni foi jornalista e um acadêmico dedicado à ABL, da qual foi presidente entre 2007 e 2009. Em nota, o Ministério da Cultura lamentou a morte de Sandroni:
“O Ministério da Cultura presta homenagem ao jornalista e escritor e se une à família, aos amigos e aos admiradores de Cícero Sandroni neste momento de luto”.
Natural de São Paulo (SP), Sandroni se formou em jornalismo e administração pública após se mudar com a família para o Rio de Janeiro.
Começou sua carreira em 1954, na Tribuna da Imprensa, depois passou por veículos como Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo. Em 1976, durante a ditadura militar, ajudou a organizar o Manifesto dos Mil, documento dos intelectuais que acabou com a censura em 1976, ao lado Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles e Hélio Silva, entre outros.
Também participou do grupo que cobriu a inauguração de Brasília (DF) e ocupou cargos públicos.
Como escritor, assinou as ficções O Diabo Só Chega ao Meio-Dia, de 1985; Cosme Velho, de 1999; e O Peixe de Armana, de 2003.
Junto com a mulher, Laura, escreveu o livro O Século de um liberal, sobre a vida e obra de Austregésilo de Athayde, seu sogro, um dos grandes pensadores do Brasil.
Sexto ocupante da cadeira número 6 da ABL, Sandroni foi eleito por unanimidade em 25 de setembro de 2003, na sucessão de Raimundo Faoro.
Edição: Sabrina Craide

Atriz declara que nunca se sentiu 'tão bonita e tão saudável', e acrescenta: 'Desde que comecei a fazer terapia, tudo me dá tesão'

Veja o que os astros revelam sobre a segunda-feira de cada nativo do zodíaco

De animadas festas de fim de ano a comemoração no jardim, veja como estrela pop marcou a data ao longo dos anos

Em 'Traição entre amigas', que protagoniza com Giovanna Rispoli, atriz interpreta jovem sexualmente livre que se redescobre em Nova York, onde vai morar após cometer erro
