Morre Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’, aos 75 anos
8 de dezembro, 2025
| Por: Agência O Globo
No cinema, também esteve em “O Último Imperador”, “Pearl Harbor” e “O Homem do Castelo Alto”. Na televisão, suas participaçãoes de maior destaque foram em “Star Trek: The Next Generation” e “Revenge”
O japonês Cary-Hiroyuki Tagawa, conhecido por atuações em filmes como Mortal Kombat (1995), Pearl Harbor (2001), Planeta dos Macacos (2001) e Sempre ao Seu Lado (2009), morreu nesta quinta-feira (4), aos 75 anos.
A família confirmou a morte por meio de uma nota publicada nas redes sociais e informou que ele não resistiu às complicações de um AVC. Segundo o comunicado, Tagawa faleceu em casa, em Santa Bárbara, na Califórnia (EUA), cercado pelos familiares.
Leia o comunciado na íntegra abaixo:
“É com o coração pesado que dizemos adeus a uma das pessoas mais maravilhosas para quem poderíamos trabalhar. Ele faleceu pacificamente, cercado por sua família, devido a um derrame; infelizmente, ele já vinha sofrendo por causa de um derrame anterior. Graças a vocês, os fãs incríveis, sua alma viverá para sempre por meio das memórias e do apoio de vocês! Pedimos paciência, pois a família solicita privacidade enquanto atravessa este difícil período de luto. Descanse em paz, rei Cary — nós todos te amaremos por toda a eternidade.”
Quem foi Cary-Hiroyuki Tagawa
Nascido em Tóquio em 27 de setembro de 1950, o ator mudou-se com a família para a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, aos 5 anos, por conta do trabalho do pai no exército americano. Foi lá que cresceu e consolidou sua formação.
Tagawa iniciou a prática de artes marciais ainda no Japão e a manteve após a mudança, habilidade que mais tarde se tornaria marca registrada de sua atuação em produções de ação de Hollywood. Ele ganhou destaque especialmente por seus papéis nas adaptações cinematográficas e televisivas da franquia de videogame “Mortal Kombat”.
Ao longo da carreira, o ator ainda integrou o elenco de “O Último imperador” (1987), vencedor de nove Oscar, e participou de filmes como “007 – permissão para matar” (1989), “Pearl Harbor” (2001) e “Planeta dos macacos” (2001). Na televisão, suas participações de maior destaque foram em “Star trek: the next generation” e “Revenge”.