Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Mostra Isabelle Huppert – 70 anos em 7 filmes

17 de março, 2023

Cine Brasília promove mostra de filmes em homenagem a Isabelle Huppert “70 Anos em 7 Filmes” estréia no dia 16 de março. Saiba Mais Aqui! […]

Mostra Isabelle Huppert – 70 anos em 7 filmes
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Cine Brasília promove mostra de filmes em homenagem a Isabelle Huppert “70 Anos em 7 Filmes” estréia no dia 16 de março. Saiba Mais Aqui!

Atrações:

Ela nasceu em Paris, no dia 16 de março de 1953, e é uma das maiores atrizes do mundo. Para o diretor Claude Chabrol, ela sempre foi “a maior”. A francesa Isabelle Huppert completa 70 anos e recebe uma homenagem do Cine Brasília, com a realização da mostra “70 Anos em 7 Filmes” dedicada a ela. A iniciativa é uma parceria com o cinema Petra Belas Artes (SP). A partir do dia 16/03, próxima quinta-feira ( sessões sempre às 15h), o público brasiliense poderá assistir a sete títulos dos mais icônicos da carreira da atriz. Os filmes são: Um Assunto de Mulheres (1988), Madame Bovary (1991), e Mulheres Diabólicas (1995), os cults Salve-se Quem Puder (a Vida) (1980), de Jean-Luc Godard; “Amateur” (1994), de Hal Hartley; e Fique Comigo (2015), de Samuel Benchetrit e A visitante francesa, de Hong Sang-soo. Em “Amateur”, Huppert conseguiu o papel principal escrevendo para o diretor Hal Hartley e implorou por um papel em seu próximo filme. Ele, então, escreveu o filme com a personagem principal imaginada especialmente para ela, uma ex-freira chamada Isabelle que tenta se aventurar como escritora de contos eróticos e acaba se envolvendo numa inusitada teia de violência e perseguição.

Além dos sete filmes que celebram os 70 anos de Huppert, o Cine Brasília acrescentou mais um na lista e exibe, também, Belas Promessas, segundo longa-metragem de Thomas Kruithof, no qual Huppert vive uma pressionada prefeita do subúrbio de Paris, que enfrenta o maior desafio da sua vida, correndo o risco de ver destruída a impecável reputação que construiu ao longo de anos na política.

Sobre Isabelle Huppert

Isabelle Huppert nasceu em 1953, em Paris, na França. Incentivada por sua mãe, que era professora de Inglês, ela estudou no Conservatório de Versailles e também no Conservatório de Arte Dramática, iniciando então uma sólida carreira teatral. Sua estreia no cinema aconteceu em 1971 e a partir de então se tornou uma das atrizes mais requisitadas de sua geração. Sob a direção de Claude Chabrol, que a considerava “a maior atriz do mundo”, ela participou de vários filmes de grande repercussão, entre eles “Violette Nozière” (1978), “Um Assunto de Mulheres” (1988), “Madame Bovary” (1991), “Mulheres Diabólicas” (1995), “Negócios à Parte” (1997) e “A Teia de Chocolate” (2000).

Inúmeras vezes indicada ao prêmio de melhor atriz nos principais festivais do mundo, ela já foi consagrada no Festival de Cannes por duas vezes nesta categoria: por “Violette Nozière” e, anos mais tarde, por “A Professora de Piano” (2001), com direção de Michael Haneke. Em 2016, Huppert atingiu um dos momentos mais altos de sua trajetória de atriz ao ganhar o Globo de Ouro e ser também indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Elle”, de Paul Verhoeven.

Programação

  • 16/03/2023 a 22/03/2023 – Sempre às 15h
  • Salve-se Quem Puder (a Vida) (Sauve qui peut (la vie)

1980, 87 min, drama, 12 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Jean-Luc Godard
Elenco – Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Nathalie Baye
Sinopse – As histórias de três personagens se cruzam, em uma análise das relações sexuais em meio à sociedade: Paul, um produtor de televisão, Denise, a sua colaboradora e ex-namorada, e Isabelle, uma prostituta de quem Paul já foi cliente.

  • Um Assunto de Mulheres (Une affaire de femmes)

1988, 108 min, drama/romance, 14 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Claude Chabrol
Elenco – Isabelle Huppert, François Cluzet, Marie Trintignant
Sinopse – Sob a ocupação, Marie, modesta mãe de dois filhos e cujo marido está na prisão, vive apertada. Um dia, ajuda sua vizinha Lucie a interromper uma gravidez indesejada por solidariedade. Devido às dificuldades que passa, isso se torna rapidamente o verdadeiro trabalho de Marie. Ela passa a cobrar para fazer abortos, o que gera consequências graves.

  • Madame Bovary (Madame Bovary)

1991, 143 min, drama/romance, 14 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Claude Chabrol
Elenco – Isabelle Huppert, Jean-François Balmer, Christophe Malavoy
Sinopse – Emma é filha de um pequeno proprietário de terras e sonha com a vida glamurosa dos romances. Ela se casa com um médico de situação razoável, mas não se adapta a um cotidiano sem maiores emoções e começa a gastar e a ter amantes.

  • Mulheres Diabólicas (La Cérémonie)

1995, 111 min, drama/mistério, 16 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Claude Chabrol
Elenco – Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jean-Pierre Cassel
Sinopse – Sophie, uma mulher eficiente, mas fria e calculista, vai trabalhar como empregada doméstica para a exigente senhora Lelièvre. Um dia, conhece Jeanne, uma funcionária muito intrometida dos Correios, e ambas começam uma relação criminosa.

  • Amateur (Amateur)

1994, 105 min, drama, 16 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Hal Hartley
Elenco – Isabelle Huppert, Martin Donovan, Erica Gimpel
Sinopse – Isabelle é uma ex-freira ninfomaníaca, porém virgem, que escreve contos pornográficos. Aguardando um sinal divino, ela conhece Thomas Ludens, um misterioso desmemoriado que não lembra sequer do próprio nome. Juntos eles tentam desvendar o obscuro passado de Ludens, que envolve filmes pornôs, arquivos secretos, perseguições e tentativas de assassinato.

  • Fique Comigo (Asphalte)

2015, 100 min, drama/comédia, 12 anos, cor, francês (legendado)
Diretor – Samuel Benchetrit
Elenco – Isabelle Huppert, Gustave Kervern, Valeria Bruni Tedeschi,
Sinopse – Numa periferia da França, em um prédio com o elevador quebrado, três pessoas que vivem sozinhas têm sua rotina alterada: um homem, que devido a uma “overdose” de bicicleta ergométrica, acaba numa cadeira de rodas e conhece uma misteriosa enfermeira do plantão noturno; um adolescente, cujos pais estão sempre ausentes, se envolve com a nova vizinha, uma atriz de cinema com idade para ser sua mãe; e uma imigrante argelina, que aguarda a saída de seu único filho da prisão, acolhe um astronauta americano que cai do espaço e bate à sua porta.

  • A Visitante Francesa (Da-reun na-ra-e-seo)

2012, 89 min, drama, 12 anos, cor, francês, coreano, inglês (legendado)
Diretor – Hong Sang-soo
Elenco – Isabelle Huppert, Joon-sang Yoo, Jung Yu-mi, Youn Yuh-jung
Sinopse – Em uma praia nublada da costa sul-coreana, uma estudante de cinema escreve três histórias diferentes, porém todas elas vividas por uma mesma francesa chamada Anne, que chega àquele lugar e se envolve de diferentes maneiras com personagens nativos.

Ingressos

  • R$ 10,00 (meia)
  • R$ 20,00 (inteira)

*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Ponto de Venda

Mais informações

Mostra Isabelle Huppert – 70 anos em 7 filmes

Endereço : SHCS EQS 106/107 – Asa Sul
Telefone : (61) 3244-1660
Capacidade : 606 assentos
Instagram: @cinebrasiliaoficial
Mais informações: https://cinebrasilia.com/
Consulte a classificação indicativa de cada filme.