POLÍTICA

Motta organiza missa e reúne líderes para definir pauta na abertura do ano legislativo

3 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi eleito neste sábado

Hugo Motta discursa durante evento com a bancada do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou os líderes partidários para uma reunião nesta segunda-feira, dia da abertura do ano legislativo. O encontro foi marcado para às 17h30 e deve ocorrer depois de Motta se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da cerimônia de início dos trabalhos do Congresso Nacional. Pela manhã, ele deve participar de uma missa de Ação de Graças que ele organizou para ser realizada no salão branco da Câmara. O evento religioso será conduzido pelo padre Fabricio Timóteo, que é da Diocese de Patos (PB), reduto político de Motta.

O objetivo de Motta é definir a pauta de projetos que serão votados nesta semana e os procedimentos da nova gestão que se inicia hoje. Durante a campanha para se eleger como presidente da Casa, Motta prometeu que daria mais protagonismo a parlamentares “menos experientes” e mais previsibilidade aos trabalhos da Casa.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a primeira reunião deve ser focada em resolver mudanças de procedimento de trabalho. — É uma primeira reunião, administrativa, de funcionamento — disse Guimarães.

Há uma expectativa entre os parlamentares da esquerda à direita de que o novo presidente divulgue sempre a pauta uma semana antes e que as sessões comecem mais cedo às 16h.

— Eu acho que há uma perspectiva que a gente possa voltar com um processo legislativo mais respeitado, isso foi um trato de campanha com o Hugo — comentou o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL.

Na visão de Sóstenes, o agora ex-presidente Arthur Lira (PP-AL) tinha um perfil mais “aguerrido” parecido com o de Eduardo Cunha, e Motta tem um estilo “mais Rodrigo Maia”.

Em seu discurso na tribuna, o paraibano afirmou que o “planejamento” deve “preceder” suas ações e que irá buscar “estabelecimento de critérios” para a designação de relatorias de projetos.

— Faço aqui o meu compromisso, caso eleito, de facilitar as audiências, criar uma rotina periódica de acesso ao Presidente, com reuniões da Mesa Diretora de forma mais inclusiva e com transparência de decisões. Considero importante a retomada das sessões no começo da tarde, evitando notificações de última hora — afirmou ele.

Apoiado por um amplo arco de alianças que vai do PT de Lula ao PL de Bolsonaro, Motta ainda não deixou claro quais serão os projetos prioritários durante o biênio em que ele comandará a Casa.

A cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso deve contar com a presença de autoridades do Executivo e Judiciário, além da presença dos parlamentares, seus familiares e convidados. Os presidentes da Câmara e Senado devem subir a rampa no tapete vermelho do Congresso. Haverá ainda o rito do hasteamento da bandeira e o disparo de 21 tiros de canhão.


BS20250203030115.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/02/03/motta-organiza-missa-e-reune-lideres-para-definir-pauta-na-abertura-do-ano-legislativo.ghtml

Artigos Relacionados