SAÚDE
Mulher de 22 anos tem ataque cardíaco confundido com crise de pânico; entenda
30 de setembro, 2024 / Por: Agência O GloboA britânica de 22 anos, Faith Harrison, descreve os sintomas que confirmaram sobre algo estar errado
Uma mulher de 22 anos teve um ataque cardíaco (o mesmo que infarto) confundido com um ataque de pânico. Faith Harrison sofreu o chamado “widow maker”, ou “fazedor de viúvas”, traduzido do inglês, devido a um coágulo sanguíneo em uma das suas artérias coronárias.
No dia em que isso aconteceu, a professora de educação física afirma ter se sentido estranha ao ir embora de um jogo de hockey. Um dos principais sintomas foi seu braço estar dormente e com a sensação de formigamento.
“Decidi dirigir até a casa dos meus pais, pois era mais perto do que a minha. De alguma forma, cheguei lá, mas assim que entrei, disse ‘algo está errado’. Meus pais, meu parceiro Sam e eu achamos que meu nível de açúcar no sangue estava baixo, mas eu vomitava violentamente tudo o que tentavam me dar”, conta, em entrevista a um jornal local.
Ao ligar para o serviço de emergência, uma enfermeira afirmou que poderia ser um ataque de pânico. Sua família, por outro lado, decidiu levá-la ao hospital mesmo assim, pois ela sentia que algo estava errado.
No entanto, quando chegou ao Princess Royal Hospital em Telford, na Inglaterra, ela foi imediatamente transferida o Royal Stoke University Hospital, o centro cardíaco mais próximo.
Após receber atendimento e uma trombectomia, de forma que o coágulo fosse removido, Harrison foi informada pelos médicos que ela passou por um ataque cardíaco “fazedor de viúvas” durante sete horas seguidas e tinha sorte de estar viva.
“A gratidão não é suficiente para descrever como me sinto. 7 horas de um ataque cardíaco, uma jornada à qual sobrevivi. Meu coração está com 28% em vez de pelo menos 60%, com cicatrizes, mas resistente”, escreveu em uma publicação no Instagram.