
Glaucoma: uma doença silenciosa e a maior causa de cegueira irreversível no mundo
Semana dedicada à doença reforça a importância do diagnóstico precoce; especialista do Hospital de Base alerta para consultas regulares

Para além da prática de exercícios físicos, é necessário ter cuidados depois de chegar em casa
A rotina de praticar exercícios físicos é comprovadamente benéfica para a saúde da mente e do corpo. No entanto, um erro muito comum que passa despercebido entre as mulheres pode causar uma infecção grave.
De acordo com a médica Catherine Hood, especialista em saúde feminina, o perigo está em permanecer com o shorts ou leggings molhadas de suor após chegar em casa.
Devido a produção de calor com as atividades físicas, o organismo responde produzindo suor em grandes quantidades para o ajuste da temperatura. O ambiente úmido propiciado pelas roupas molhadas pode causar um acúmulo de microrganismos.
“Isso acontece porque roupas esportivas, como leggings, são justas na virilha e permitem pouca circulação de ar, então as bactérias podem proliferar ali”, explica, em entrevista ao jornal Daily Mail.
Esta combinação de fatores pode fazer com que a mulher contraia cistite, geralmente provocada pela bactéria Escherichia coli. A infecção causa dor, ardor e ardência ao urinar, além de necessidade frequente de ir ao banheiro.
Assim, Hood acrescenta que os materiais dos quais são feitas as roupas para treinos, como nylon e lycra, facilitam essa proliferação.
“Para ajudar a evitar que suas roupas esportivas se tornem um fardo, evite permanecer com roupas suadas por muito tempo e troque-as imediatamente após o exercício”, alerta Hood.
Além disso, a profissional indica que as mulheres devem lavar seus órgãos genitais com água após o treino, mas devem evitar banhos de espuma, talco e lenços umedecidos. Outra dica da profissional é manter-se hidratada sempre que praticar exercícios físicos, pois é uma forma de prevenção contra a infecção.

Semana dedicada à doença reforça a importância do diagnóstico precoce; especialista do Hospital de Base alerta para consultas regulares

Na semana do Dia da Mulher, Secretaria de Saúde promove vistorias em estabelecimentos para garantir segurança das pacientes

O Carro da Vacina percorrerá o Núcleo Rural Boa Esperança, em Ceilândia

Estudo do Butantan mostra proteção de 80% contra casos graves
