
Agência da ONU preocupada com aumento de casos de sarampo nas Américas
Dez países das Américas registraram ocorrência da doença
O caso foi detalhado no Journal of Medical Case Reports por pesquisadores da Eslovênia
Duas mulheres de 33 anos desenvolveram uma condição chamada sarcoidose, após a realização de procedimentos estéticos de micropigmentação nas sobrancelhas. Elas ficaram com lesões no pulmão e no rosto. O caso foi relatado na revista médica Journal of Medical Case Reports por pesquisadores da Eslovênia.
A técnica consiste na incisão de pigmentos na região dos fios para desenhá-los e moldá-los de forma semipermanente. A primeira mulher fez o procedimento um ano antes dos primeiros sintomas, já a segunda, seis anos antes. O que chamou a atenção delas foi o aparecimento de placas “placas laranja-avermelhadas” nas sobrancelhas.
A sua causa principal da sarcoidose ainda é desconhecida. Ela pode ser o resultado de uma resposta anormal do sistema imunológico a uma substância encontrada no ambiente ou ser ativada por fatores genéticos hereditários. De forma geral, tende a aparecer na faixa etária entre 20 e 40 anos e é mais comum em pessoas com ascendência europeia e africana.
Os sintomas mais associados à esta condição são:
No entanto, os órgãos mais afetados por ela são os pulmões, pois ela tende a causar inflamações localizadas. A pele também é afetada, com a formação de protuberâncias rígidas de cor avermelhada na canela, as quais causam dor. Apenas 75% dos acometidos pela doença desenvolvem granulomas no fígado e 25% sofrem com interferências nos olhos causadas por ela e podem até mesmo perder a visão a longo prazo.
Dez países das Américas registraram ocorrência da doença
Medida é considerada segura para seres humanos, animais e meio ambiente; mosquitos serão soltos ainda neste mês
Em muitos estados, o rinovírus é o responsável por casos graves
Somente nos oito primeiros meses deste ano, a unidade prestou cerca de 60 mil atendimentos em clínica médica, pediatria e odontologia