BRASÍLIA

Mulheres participam do curso Nasce uma Estrela na Praça dos Direitos, em Ceilândia

30 de abril, 2025 | Por: Agência Brasília

Iniciativa em alusão ao mês das mães levou informação, acolhimento psicológico e atividades de cuidado

Mulher grávida de sete meses participa do curso Nasce uma Estrela. Na foto, ela aparece ao lado do primeiro filho
Grávida de sete meses, Maria Rosa da Conceição recebeu auxílio do projeto Nasce uma Estrela | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus=DF

“Na minha primeira gravidez, achei que sabia tudo, mas me vi sozinha em muitos momentos. Agora, estou recebendo apoio desde o começo, e isso faz toda a diferença”. O depoimento é de Maria Rosa da Conceição, 23 anos, moradora de Ceilândia e grávida de sete meses. Ela participou, na manhã desta terça-feira (29), da edição especial do curso Nasce uma Estrela, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), na Praça dos Direitos, localizada na QNN 13 de Ceilândia.

A ação foi realizada, pela primeira vez, fora da estrutura do programa GDF Mais Perto do Cidadão, como uma homenagem ao mês das mães. A escolha de Ceilândia para receber a iniciativa inédita se deu pela grande procura e adesão das moradoras da região nas últimas edições do programa. Cerca de 20 gestantes e mães de recém-nascidos participaram de uma manhã voltada para o cuidado com a saúde física e emocional, com atendimentos individualizados, rodas de diálogo, aula de yoga, orientações odontológicas, sorteio de brindes, um lanche especial e um momento simbólico: cada mulher escreveu uma carta para o futuro.

O foco do encontro foi a saúde mental na gestação e no pós-parto. Durante a palestra sobre depressão perinatal e pós-parto, a psicóloga Vanessa Santos, especialista em Desenvolvimento Humano, ressaltou a importância de falar abertamente sobre o tema com as mães. “Muitas mulheres nem sabem o que é a depressão, e pior: não percebem que estão vivendo esse quadro. O preconceito ainda é enorme porque a mulher é sempre vista como forte, capaz de dar conta de tudo, menos dela mesma. Precisamos olhar com mais atenção para essas dores silenciosas, para que elas não se agravem e levem a consequências como os suicídios maternos, que infelizmente ainda ocorrem”, alertou.

Psicóloga ajuda mulheres gestantes que participam do curso Nasce uma Estrela
Vanessa Santos: “Muitas mulheres nem sabem o que é a depressão, e pior: não percebem que estão vivendo esse quadro”

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou o papel do Estado em garantir ações de cuidado e apoio psicológico às mulheres neste período tão delicado e transformador da vida. “Essa edição do Nasce uma Estrela aqui em Ceilândia é um símbolo do nosso compromisso com as mulheres do DF. Não se trata apenas de informação, mas de acolhimento, escuta, vínculo e fortalecimento emocional. O que vimos aqui foi um momento de troca, afeto e empoderamento, que faz toda a diferença na vida dessas mães e futuras mães”, destacou.

Nasce uma Estrela

O Nasce uma Estrela é um curso desenvolvido pela Sejus, com o objetivo de oferecer acolhimento e suporte a gestantes e mães de recém-nascidos. Realizado dentro da programação do GDF Mais Perto do Cidadão, o projeto já alcançou mais de mil atendimentos em dez edições, oferecendo orientações sobre saúde mental, autocuidado, primeiros socorros, vínculo familiar e fortalecimento da rede de apoio. A estrutura do curso, que dura duas horas, inclui palestras com profissionais especializados com orientações sobre cuidados com o bebê, aleitamento materno, prevenção de cólicas, segurança no sono, saúde emocional no pós-parto.

Como parte das comemorações pelo mês das mães, a Sejus prepara novas ações para ampliar ainda mais o alcance do projeto. Entre elas, está previsto um ensaio fotográfico gestacional para 50 mulheres, além da realização de novas edições especiais do curso em outras regiões administrativas do DF.

*Com informações da Sejus-DF

Artigos Relacionados