
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Serão 12 horas para ouvir e recitar poesias em todos os espaços do MAB Reza a lenda que Brasília respira política. Se a história é verdadeira, também deve ser a que diz que, no coração da cidade, há uma alma de poeta. Vários são os nomes que se consagraram na cidade. Entre eles, Anderson Braga …
Continue reading “Museu de Arte de Brasília recebe maratona poética neste sábado”
Serão 12 horas para ouvir e recitar poesias em todos os espaços do MAB
Reza a lenda que Brasília respira política. Se a história é verdadeira, também deve ser a que diz que, no coração da cidade, há uma alma de poeta. Vários são os nomes que se consagraram na cidade. Entre eles, Anderson Braga Horta, o grande homenageado da Maratona Poética que vai reunir, neste sábado (20), quem produz, quem lê e quem ama poesia no Museu de Arte de Brasília (MAB).
Serão 12 horas de declamação – das 9h às 21h. O evento, inserido nas celebrações da Semana dos Museus, é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), por meio do MAB, o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) e o Instituto Fazer o Bem.
O gerente do MAB, Marcelo Gonczarowska Jorge, comemora a experiência. “Este é um evento inédito no MAB, é a primeira vez que a instituição recebe algo parecido e nossa expectativa é a melhor possível”, diz.
O local abrirá especialmente para o evento. Quem comparecer, poderá adquirir livros no hall. Os poetas terão liberdade para também ocupar galeria e pilotis. “Ou seja, todo o espaço poderá ser ocupado com muita poesia e esperamos mesmo que isso aconteça”, garante Marcelo, destacando que a palavra museu tem origem grega e remete a um local que seria a casa das musas.
“A oralidade vai mostrar o cheiro, a cor, a musicalidade que um poema traz. Será um momento de reencontro com o pulsar da poesia da capital do Brasil”Marcos Linhares, presidente do Sindescritores
“A poesia tem mais de uma musa e, durante muitos anos, se falou em ut pictura poesis que, em latim, significa ‘algo como na pintura’, assim como o é na poesia. Ou seja, as relações entre museus, artes visuais e poesias são umbilicais, e a maratona vem tornar isso algo palpável”, comemora.
Marcos Linhares, presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), diz que a maratona é um convite a todos que amam a poesia. “Tragam poemas de autoria própria ou de escritores que gostam para ler ou declamar com a gente”, convida.
O material será disponibilizado também no youtube do sindicato @sindescritoresdf7861 e pelo Facebook @Sindescritores. “Convidamos poetas de academias, de várias entidades, repentistas, pessoal das batalhas de rima… Afinal, precisaremos vencer 12 horas ininterruptas”, explica Linhares. “A oralidade vai mostrar o cheiro, a cor, a musicalidade que um poema traz. Será um momento de reencontro com o pulsar da poesia da capital do Brasil”, complementa.
Anderson Braga Horta, o homenageado, vive em Brasília desde 1960 e é autor de mais de 20 livros. Filho de poetas, começou a escrever aos 15 anos, sendo, até o momento, o único poeta da cidade a ganhar o Prêmio Jabuti na Categoria Poesia (2001). Ele estará presente tanto na abertura quanto no encerramento.
Maratona Literária Anderson Braga Horta
– Onde: Museu de Arte de Brasília / Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada
– Quando: Neste sábado (20), entre 9h e 21h
*Com informações da Secec-DF
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!