BRASÍLIA

Mutirão promove emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para crianças e adolescentes

5 de maio, 2025 | Por: Agência Brasília

Ação social da Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com Polícia Civil, ofereceu atendimento gratuito durante quatro dias em uma estrutura especial no Shopping Popular de Brasília

Mutirão promovido pela Sejus-DF em parceria com a Polícia Civil ofereceu atendimentos para facilitar a emissão da nova carteira de identidade nacional | Foto: Divulgação/Sejus-DF

Ter um documento oficial de identidade com foto, QR Code e validade nacional fará toda a diferença na vida dos filhos da estatística Ana Carolina Sousa, de 38 anos. Mãe de João Vítor, 7 anos, e Júlio César, 4, ela foi uma das primeiras a chegar à grande ação social promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a Polícia Civil do DF (PCDF), para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), voltada exclusivamente para crianças e adolescentes.

“Quando eu era criança, não existia esse tipo de documento com foto e biometria. Meus pais passaram por situações em que era difícil me identificar. Hoje, meus filhos vão ter esse documento desde cedo, e isso é essencial para a formação deles como cidadãos”, disse Ana Carolina. “Além de prática, é uma garantia de segurança”, completou.

Quem não conseguiu atendimento durante o mutirão, realizado em uma estrutura especial no Shopping Popular de Brasília, pôde realizar o agendamento para a emissão da CIN em datas futuras, por meio de uma unidade móvel do Na Hora também presente no local. O agendamento pôde ser feito para atendimento em uma unidade do próprio Na Hora ou em uma delegacia próxima à residência do interessado, com orientação completa e preenchimento das vagas disponíveis no site da Polícia Civil.

“Hoje, meus filhos vão ter esse documento desde cedo, e isso é essencial para a formação deles como cidadãos”, diz Ana Carolina Sousa

A nova CIN é um documento unificado nacionalmente, com número único (o CPF), dados biométricos e QR Code, o que confere mais segurança e autenticidade. Em casos de desaparecimento, por exemplo, as forças policiais de todo o país passam a ter acesso ao banco nacional de dados, o que pode acelerar a localização de crianças e adolescentes. Além disso, o documento facilita o acesso a diversos serviços públicos, inclusive em sua versão digital.

Outro diferencial da ação social foi a praticidade: não foi necessário levar foto, pois os registros fotográficos e biométricos foram feitos diretamente no posto de atendimento. Na ocasião, o responsável legal precisou apenas apresentar a certidão de nascimento original do menor.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância da ação. “Essa iniciativa representa mais do que a entrega de um documento. É um passo importante para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania desde a infância. Superamos os 500 atendimentos em quatro dias, e isso mostra o quanto a população reconhece a importância da identidade desde cedo como ferramenta de proteção e acesso a direitos.”

Aqueles que ainda desejam emitir a nova CIN para crianças e adolescentes podem procurar os postos do Na Hora ou delegacias autorizadas. O documento fica disponível para retirada cerca de 20 dias após o atendimento, na unidade escolhida.

*Com informações da Sejus-DF

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