
Mutirão de limpeza e manutenção nos parquinhos público no Plano Piloto
Com serviços de roçagem, retirada de lixo, galhos, folhas e varrição, crianças ganham ambiente mais seguro e higiênico
Projeto comunitário do Distrito Federal será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, em maio
O projeto Gastronomia Comunitária, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte, está entre as dez melhores experiências bem-sucedidas do Brasil na temática “Cuidado em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde”. A escolha partiu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), após chamamento público para identificar iniciativas que busquem melhorar os processos de trabalho e os serviços de saúde.
História, metodologia e receita do projeto vão compor um livro virtual que será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, entre 21 e 24 de maio, em São Paulo. A iniciativa surgiu com uma ideia da especialista em saúde e nutrição Fernanda Farias, da Secretaria de Saúde (SES-DF), com o apoio de uma paciente da unidade que participava do grupo Alimentação no Diabetes.
Claudia Moreira d’Almeida e Souza, 58, moradora da Asa Norte, recebeu o diagnóstico de pré-diabetes e está no grupo da UBS há seis meses. Por meio da alimentação, ela encontrou o caminho para cuidar da saúde. “Com a idade avançando, tendemos a nos cuidar melhor, e este é o meu objetivo: melhorar minha saúde e ajudar as pessoas que também querem e precisam”, pontua.
Com formação em gastrônoma, Claudia relatou ao grupo o desejo de desenvolver o trabalho de conclusão de curso nesta área, com a experiência obtida na UBS. Com apoio da gestão, decidiu criar um menu saudável para os diabéticos. O cardápio escolhido foi um creme de abóbora, preparado a partir de um fundo de vegetais com cenoura, tomate, cebola, salsão, alho e alho-poró acrescido de um acompanhamento aromático usado para dar sabor a caldos, sopas e molhos, o sachet d’épices, com cravo, louro, tomilho e grãos de pimenta-do-reino.
“Todos os ingredientes vieram da terra”, ressalta Fernanda Farias. “O creme foi feito sem adição de químicos, o que o torna adequado para pessoas com obesidade, diabetes ou hipertensão.”
Fonte: Agência Brasilia
Com serviços de roçagem, retirada de lixo, galhos, folhas e varrição, crianças ganham ambiente mais seguro e higiênico
Ação está na 5ª edição e ocorre nos dias 15 e 16 de abril, das 9h às 16h. São diversos cães e gatos à procura de um novo lar, com carinho de sobra para oferecer a quem passa pelo local
Policiais cumpriam decisão de desembargadora do TRF1
Desligamento de energia será feito das 9h às 18h, para modernização e manutenção dos sistemas; confira locais impactados