
Festa junina: veja cuidados para evitar acidentes com rede elétrica e fogo
Samu e Corpo de Bombeiros alertam para riscos de queimaduras e choques; especialistas orientam população sobre segurança na decoração
Projeto comunitário do Distrito Federal será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, em maio
O projeto Gastronomia Comunitária, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte, está entre as dez melhores experiências bem-sucedidas do Brasil na temática “Cuidado em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde”. A escolha partiu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), após chamamento público para identificar iniciativas que busquem melhorar os processos de trabalho e os serviços de saúde.
História, metodologia e receita do projeto vão compor um livro virtual que será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, entre 21 e 24 de maio, em São Paulo. A iniciativa surgiu com uma ideia da especialista em saúde e nutrição Fernanda Farias, da Secretaria de Saúde (SES-DF), com o apoio de uma paciente da unidade que participava do grupo Alimentação no Diabetes.
Claudia Moreira d’Almeida e Souza, 58, moradora da Asa Norte, recebeu o diagnóstico de pré-diabetes e está no grupo da UBS há seis meses. Por meio da alimentação, ela encontrou o caminho para cuidar da saúde. “Com a idade avançando, tendemos a nos cuidar melhor, e este é o meu objetivo: melhorar minha saúde e ajudar as pessoas que também querem e precisam”, pontua.
Com formação em gastrônoma, Claudia relatou ao grupo o desejo de desenvolver o trabalho de conclusão de curso nesta área, com a experiência obtida na UBS. Com apoio da gestão, decidiu criar um menu saudável para os diabéticos. O cardápio escolhido foi um creme de abóbora, preparado a partir de um fundo de vegetais com cenoura, tomate, cebola, salsão, alho e alho-poró acrescido de um acompanhamento aromático usado para dar sabor a caldos, sopas e molhos, o sachet d’épices, com cravo, louro, tomilho e grãos de pimenta-do-reino.
“Todos os ingredientes vieram da terra”, ressalta Fernanda Farias. “O creme foi feito sem adição de químicos, o que o torna adequado para pessoas com obesidade, diabetes ou hipertensão.”
Fonte: Agência Brasilia
Samu e Corpo de Bombeiros alertam para riscos de queimaduras e choques; especialistas orientam população sobre segurança na decoração
Obra está sendo feita em lotes e integra a última etapa do cronograma de urbanização da região, cujo investimento total é de cerca de R$ 60 milhões
Iniciativa da Vice-Governadoria do Distrito Federal é realizada no Dia Mundial do Doador de Sangue
Mais dois pontos do CBMDF com equipes preparadas e equipamentos de resgate estão à disposição na orla, próximos à Ponte JK e à Prainha do Lago Norte