Ações minimizam impactos das chuvas do fim de semana
14 de janeiro, 2025Equipes do GDF intensificam esforços para restaurar a normalidade nas áreas afetadas
Os pendões no gramado são as inflorescências da espécie, responsáveis pela multiplicação e perpetuação da planta Nesta época do ano, é comum passar pelos canteiros da capital e ter a falsa impressão que a grama está alta, mas não é bem assim. Os pendões, que vemos no gramado, são as inflorescências da espécie – responsáveis […]
Os pendões no gramado são as inflorescências da espécie, responsáveis pela multiplicação e perpetuação da planta
Nesta época do ano, é comum passar pelos canteiros da capital e ter a falsa impressão que a grama está alta, mas não é bem assim. Os pendões, que vemos no gramado, são as inflorescências da espécie – responsáveis pela multiplicação e perpetuação da planta. No Distrito Federal, há três tipos de grama: Batatais, Esmeralda e São Carlos. Para cada uma há uma técnica de corte.
O engenheiro agrônomo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Saulo Costa, explica que o gramado está na altura correta para as estações de Verão e Primavera. “Fazemos dois cortes neste período, no início e no final do mês. O intervalo de uma ação para outra é de 15 a 20 dias”, comenta.
“A poda da Batatais – grama predominante no DF – , é entre sete e dez centímetros. A Esmeralda, mantemos um corte de três a cinco centímetros. Já no caso da São Carlos, em algumas regiões conhecidas como Curitibana e comum em áreas mais sombreadas, é um meio termo entre a Batatais e a Esmeralda”, informa Saulo Costa.
A população também pode ajudar na conservação das áreas verdes de Brasília. O engenheiro agrônomo alerta para o uso desses espaços como estacionamento de veículos. “O problema maior não é o carro passar por cima da grama, mas sim ficar parado com frequência naquele local. Além de se multiplicar por sementes, o gramado também se perpetua por parte vegetativa. Caminhar também não é adequado. Essas ações vão compactar o solo e atrapalhar o procedimento”, adverte.
Manutenção
O diretor da Novacap, Raimundo Silva, afirma que a manutenção das áreas verdes de Brasília é diferenciada das outras cidades do Brasil. “A arborização dos canteiros ornamentais já virou cartão-postal”, destaca. “Em outras épocas, a grama é podada a cada 30 dias durante o período chuvoso e, quando chega a época da seca na qual o crescimento para, é a cada três meses”, explica.
No ano passado, a Novacap acumulou 11 mil metros quadrados de área verde revitalizada e milhares de mudas plantadas em 574 canteiros ornamentais. Todo este trabalho de zeladoria, feito pela Diretoria de Urbanização da empresa, tem como objetivo embelezar a cidade e também preservar a flora nativa.
Equipes do GDF intensificam esforços para restaurar a normalidade nas áreas afetadas
Interessadas podem se inscrever até o dia 20 de janeiro
Tutora dos animais, que era acumuladora, foi presa em flagrante e indiciada por maus-tratos
Recursos do Fonplata garantem a conclusão de obras no Sol Nascente e impulsionam o início do projeto Drenar Taguatinga