
Governo do DF investe mais de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura na Fercal
Mais de 100 trabalhadores estão envolvidos em trabalhos de pavimentação, renovação de praças e construção de rede de captação de águas pluviais
A programação teve apresentações culturais para adultos e crianças, além de oferta de serviços sociais
No sábado (14), o Museu da República foi palco de um evento que combinou solidariedade, celebração e reconhecimento: o Natal dos Catadores 2024. O encontro reuniu catadoras e catadores de recicláveis, suas famílias e a comunidade em uma programação que destacou a importância da categoria para a sustentabilidade e a inclusão social.
Entre as atrações, o público teve acesso a diversas atividades. O Espaço Social ofereceu serviços como atendimento psicológico, a Carreta da Mulher – com orientações sobre saúde e combate à violência -, distribuição de cestas básicas e estande de vacinação. No Espaço Kids, a criançada se divertiu com brincadeiras, apresentações culturais e brinquedos infláveis. Além disso, uma feira de exposição mostrou projetos de reciclagem e manejo de resíduos, em uma ação de conscientização ambiental.
O Natal dos Catadores é promovido pelas secretarias do Meio Ambiente (Sema-DF) e de Relações Institucionais (Serinter-DF), além do Comitê Intersetorial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Recicláveis (Ciisc-DF) e do Instituto Rosa dos Ventos. Também são parceiros o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e as secretarias da Mulher (SMDF) e de Trabalho, Desenvolvimento e Renda (Sedet-DF).
Menina se diverte no touro mecânico: para a criançada, sábado foi de muita alegria
“Este evento simboliza a transversalidade da sustentabilidade, integrando inclusão social, preservação ambiental e valorização profissional”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. Participaram cerca de 2 mil pessoas.
Luiz Felipe Carvalho, presidente do SLU
“Hoje, esses profissionais fazem parte de uma estrutura organizada, que lhes garante condições mais dignas e os insere na dinâmica social como protagonistas”, ressaltou o presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
Cerca de 2 mil pessoas participaram da confraternização | Foto: Divulgação/SLU
“Este é um momento muito importante, que não apenas celebra o trabalho dos catadores, mas também provoca reflexões sobre a reciclagem e a educação ambiental; é também uma oportunidade de ampliar a visibilidade dessa categoria que, por muito tempo, permaneceu à margem”, pontuou a diretora da Central de Cooperativas (Centcoop-DF), Aline Sousa.
Por sua vez, a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira, ressaltou que a celebração consolidou um comprometimento com catadoras e catadores. Encerramos o ano celebrando o serviço fundamental prestado por profissionais que são chave para o fortalecimento da economia circular”, declarou.
Eleita Miss Simpatia 2024 no concurso de Miss Cooperativismo, Kellen Cristina, 23, recebeu uma medalha em reconhecimento ao seu trabalho. “Estou muito feliz em representar minha classe, ainda mais sabendo que minha mãe, que é catadora, sustentou nossa família com seu trabalho na reciclagem”, disse. “Este é um momento de muito orgulho”.
A mãe de Kellen, Ana Cláudia, catadora e representante da cooperativa Coopercap, também enalteceu o encontro: “Ver o governo reconhecer a importância dos catadores na história política e social é uma satisfação imensa”.
*Com informações da Sema-DF
Mais de 100 trabalhadores estão envolvidos em trabalhos de pavimentação, renovação de praças e construção de rede de captação de águas pluviais
Operação Verde Vivo 2025, coordenada pelo CBMDF, mobiliza profissionais para mapear áreas de risco e adotar ações preventivas
Agentes de trânsito atuarão em eventos esportivos, culturais, ações educativas e no apoio logístico a gravações cinematográficas no DF
A terceira edição da ação, promovida pela SSP-DF, será no domingo (13), das 9h às 17h, entre as quadras 107/207 Norte