CULTURA
Nati Maia lança calendário em alusão à campanha em prevenção à saúde do homem
27 de novembro, 2024 / Por: RedaçãoNati alerta ainda sobre a idade como fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência e a mortalidade crescem depois dos 50 anos
O Novembro Azul é uma das maiores campanhas do país relacionada ao tema “Saúde do Homem” e faz parte do calendário nacional. E nesse mês que faz um alerta à saúde dos homens e, em especial, ao câncer de próstata, a artista Nati Maia lança a campanha “Novembro Azul”. O lançamento faz parte da iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que, desde janeiro de 2024, visa conscientizar, de forma artística, sobre a importância de cada mês de prevenção por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Todas as campanhas podem ser conferidas pelo Instagram: @calendario_art_prev. Gratuito.
Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, o C.A.P chega ao décimo primeiro mês do projeto com a temática de suma importância. “Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma”, destaca Maia.
Na campanha artística, a artista maquiou Camilo Lima, fotografado do mês. Fotografias por José Eduardo Ferreira. Produção de Jefferson Leão realizada com parceria do Estúdio Laje. Nati alerta ainda sobre a idade como fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência e a mortalidade crescem depois dos 50 anos.
No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro de 2024. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratar cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.
Ações
Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal.
Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.