
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Interessados tem até 19 de setembro para se candidatar
Interessados têm até o dia 19 de setembro para se candidatar. Programa oferece capacitação profissional para atuação no setor elétrico | Foto: Divulgação/Neoenergia
A Neoenergia Brasília abriu inscrições para uma nova turma da Escola de Eletricistas. Os interessados têm até o dia 19 de setembro para se candidatar por meio deste site. As aulas estão previstas para os próximos meses e a formação é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Com aulas gratuitas, o programa oferece capacitação profissional para atuação no setor elétrico, promovendo qualificação técnica, geração de renda e inclusão. Desde sua criação, a iniciativa já formou 410 profissionais no Distrito Federal (DF), distribuídos em 19 turmas. Desse total, 347 foram contratados pela própria Neoenergia, o que representa uma taxa de empregabilidade superior a 84%.
O projeto se destaca também pelo incentivo à equidade de gênero em uma área tradicionalmente masculina. Das pessoas já formadas, 187 são mulheres e 160 delas já fazem parte do time da companhia. Em setembro, a escola celebra mais uma conquista: a formatura de mais uma turma em Taguatinga, composta por 24 alunos, sendo oito mulheres. Em 2025, já foram realizadas duas turmas, uma encerrada em maio e outra com conclusão prevista para o final deste mês.
As vagas são voltadas para pessoas com mais de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
Reconhecida internacionalmente como exemplo de boas práticas para o empoderamento feminino, a Escola de Eletricistas da Neoenergia foi destaque no programa WeEmpower — uma parceria da ONU Mulheres com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia.
Além do curso regular, a Neoenergia Brasília desenvolveu uma formação complementar para alguns colaboradores voltada à manutenção de redes subterrâneas. Com 136 horas de carga horária, o treinamento foi elaborado por equipes técnicas da companhia, com foco na atualização profissional e no aprofundamento técnico.
Três turmas já participaram da qualificação, somando 36 eletricistas, incluindo quatro mulheres que passaram pela Escola de Eletricistas. A próxima edição do curso está programada para 2026, reforçando o compromisso da distribuidora com a excelência e o desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores e a atuação na rede subterrânea da cidade.
*Com informações da Neoenergia
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas