
Filha de Ana Maria Braga resgata foto de 25 anos atrás: ‘Amor e orgulho de minha mãe’
Mariana Maffeis é a primogênita da apresentadora do "Mais você"
Obra narra trajetória do cantor desde a infância e será lançada no domingo (7), no Rio
A história de um dos maiores astros da Música Popular Brasileira numa versão especial para os baixinhos. “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato” (Garota FM Books, R$ 60), de Chris Fuscaldo e Camilo Solano, com ilustrações de Isabela Sultani, será lançado neste domingo (7), na Livraria da Travessa do Leblon (Shopping Leblon, 2º piso), a partir das 18h30. O livro narra a história de Ney menino, brincando entre árvores e animais, e suas descobertas até se tornar o músico de voz única e personalidade marcante, e um dos mais originais da cena musical nacional e internacional.
Jornalista especializada em música, Chris conta que a maior dificuldade para escrever a obra foi a escolha do que priorizar na história de um homem com 84 anos ”muito bem vividos”, como é o caso de Ney Matogrosso.
— Foi um desafio tentar botar 84 anos em poucas palavras, em textos curtos e simplificados para que as crianças possam entender. Isso, claro, com a preocupação de deixar essa história o mais completa possível — frisa ela.
A paixão do protagonista por animais foi a forma que os autores encontraram de conduzir a trama, com um fio narrativo que fosse atraente ao público infantojuvenil.
— As performances de Ney sempre foram muito inspiradas nos animais, naquilo que ele aprendeu quando criança quando conviveu com os bichos. Então, desde “Secos e molhados”, a gente vê o Ney performando, se vestindo como eles. Depois, na carreira solo, ele começa a experimentar outras coisas, mas a formação dele toda é voltada para os bichos. E isso tem tudo a ver com o universo infantil. É um resgate da infância dele — detalha Chris Fuscaldo.
Cantor, compositor e quadrinista, Camilo Solano enfatiza que a narrativa vai ganhando corpo por meio das ilustrações. Elas são como o “motor” dos textos, dão ritmo e fluidez à leitura, como funciona também com a música.
— Mantivemos uma poética, mas uma poética doce, da infância. Tem a questão do Ney, de sempre ter brincado com sua performance, com o corpo, com a questão do gênero. O desafio foi transformar essa ousadia do Ney em ilustrações acessíveis às crianças — reforça o autor.
O trabalho da dupla foi integralmente feito em parceria com a ilustradora Isabela Sultani e com participação ativa do homenageado.
— Ney Matogrosso leu e aprovou tudo, não ficou fazendo pedidos pra tirar isso ou botar aquilo” — relata Chris.
A partir do lançamento de “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”, a ideia deles é fazer uma série com outros nomes da MPB voltada ao público infantojuvenil.
— Nos próximos projetos, queremos criar histórias de nomes da MPB que estão fortes em nossas mentes, mas que às vezes, por uma questão ou outra, muita gente acaba esquecendo, não lembrando. Queremos fazer dos que estão vivos e daqueles que já se foram — revela Camilo.
BS20250905211209.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/09/ney-matogrosso-o-bicho-do-mato-historia-de-um-dos-gigantes-da-mpb-e-contada-em-livro-infantojuvenil.ghtml
Mariana Maffeis é a primogênita da apresentadora do "Mais você"
Mesmo com o fim do relacionamento, as artistas mantiveram a parceria profissional
O ‘Feijão & melodia’ é tradição na cidade e conta com participações especiais
Atriz se mudou para o exterior e tem investido em rede de academias