No Globo de Ouro, Fernanda Montenegro fez piada por ter ‘inglês ruim’ e falou da festa: ‘Para eles, status, para nós, mais humor’; relembre
10 de dezembro, 2024
| Por: Agência O Globo
Na cerimônia de 1999, brasileira também ganhou elogios de Meryl Streep e ‘sabia’ que não levaria troféu para casa
Vinte e cinco anos antes de Fernanda Torres ser indicada ao Globo de Ouro, Fernanda Montenegro era indicada na mesma categoria de Melhor atriz de drama na premiação. Na noite da festa em Los Angeles, no dia 24 de janeiro de 1999, a brasileira acabou não levando a estatueta, mas viu o filme “Central do Brasil” vencer na categoria de Melhor filme de língua não inglesa. Com isso, acabou discursando para representar a equipe. Primeiro, pediu desculpas pelo inglês não tão perfeito, mas fez até piada, arrancando risadas fofas.
“‘Meu inglês não é tão bom, mas minha alma é melhor”, começou Fernanda, arrancando risos da plateia: “Em nome do nosso produtor, nosso diretor maravilhoso, Walter Salles, e da nossa distribuidora, Sony, muito obrigado pelo apoio ao nosso ‘Central do Brasil’. Eu estou muito, muito feliz que nosso filme foi tão bem recebido e tocou o coração de todos. Muito obrigada”, disse ainda a brasileira.
Em reportagens da época, antes mesmo da premiação, Fernanda Montenegro estava embalada por outras vitórias, como o troféu de Melhor atriz no Festival de Berlim. Ainda assim, ela insistia em dizer que não levaria a estatueta. Quando confirmada a própria previsão, já que Cate Blanchett levou a estatueta, a brasileira explicou:
“Intuição. O filme concorria em seu meio (por isso, tinha mais chances). Não era natural que eu ganhasse, pois estava concorrendo com atrizes de língua inglesa”, explicou Fernanda ao jornal O GLOBO.
Mas a experiência foi válida, por mais que a artista dissesse que depois daquele momento seria “voltar para a vidinha normal”. Ela até entregou curiosidades da festa de gala.
“Para eles é uma festa de resultados, de status, de dinheiro. Nós levamos tudo isso com mais humor. É tudo amarrado, organizado, é uma festa da alta indústria. E que tem o brilho dos artistas de cinema. Você olha para o lado tem o Sean Connery, do outro o Jack Nicholson, mais adiante o Spielberg. E não me senti inferior, eles reconheceram o nosso trabalho”.
Meryl Streep parabenizou Fernanda Montenegro pela atuação em ‘Central do Brasil’ — Foto: Reprodução/Youtube
Reconheceram mesmo. Os repórteres de O Globo que estavam em Los Angeles cobrindo a cerimônia viram até Meryl Streep ir cumprimentar Fernanda Montenegro pessoalmente.
“Fiquei muito comovida com sua performance”, disse a estrela norte-americana, que na época estava no páreo com o filme “Um amor verdadeiro”.
Fernanda Torres no Globo de Ouro
Agora, a filha segue os passos da mãe na busca pela estatueta para o Brasil. Em nota, Fernanda Torres, que concorre como Melhor atriz de drama pelo filme “Ainda estou aqui” (veja a lista completa de indicados clicando aqui) agradeceu o carinho dos brasileiros e se disse emocionada por repetir o feito de Fernanda Montenegro.
“É incrível que 25 anos depois de Walter e minha mãe terem participado do Globo de Ouro, agora eu seja indicada a este prêmio junto da indicação para Melhor filme de Língua Não Inglesa, neste ano muito concorrido, com muitos filmes diferentes e muito bons. É muito emocionante e enaltece o poder do ‘Ainda Estou aqui’, um drama falado em português. É muito emocionante eu ter sido indicada em uma categoria onde a maioria dos outros filmes são falados em inglês”, disse Fernanda.
A cerimônia está prevista para ocorrer no dia 5 de janeiro de 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos.