
Projeto Enem Inclusivo e Especial realiza superaulão de véspera neste sábado
Projeto gratuito da SEEDF promoveu dez aulões para estudantes da Educação Especial

NA Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos da turma do 4º ano aprendem a cuidar e ter responsabilidade com os animais de estimação junto aos ensinamentos de ciências, português, literatura infantil, matemática e artes. Com idade entre 9 e 13 anos, os estudantes fazem parte do projeto Eu e os Animais é o bicho! […]
NA Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos da turma do 4º ano aprendem a cuidar e ter responsabilidade com os animais de estimação junto aos ensinamentos de ciências, português, literatura infantil, matemática e artes. Com idade entre 9 e 13 anos, os estudantes fazem parte do projeto Eu e os Animais é o bicho! Um olhar sobre o nosso DF, que tem mudado a rotina escolar.
Toda semana, a turma produz redações sobre o assunto com base em matérias de jornais, revistas e livros de literatura. Às sextas-feiras, é feito o sorteio da bolsa mágica, que contém livros literários sobre animais, uma pelúcia (mascote da turma) e uma guloseima. O aluno sorteado recebe a tarefa de ler os livros no fim de semana e produzir uma redação sobre as obras.
Já nas aulas de matemática, os pequenos aprendem educação financeira com ênfase nos gastos necessários com os pets, como a compra de remédios e vacinas e consultas periódicas no veterinário. Praticado na escola desde março, o projeto tem colhido bons resultados.
A iniciativa é aprovada por Gilsimar Silva Sampaio, 43 anos, pai do aluno Nathanael Soares, 10, que tem um cachorrinho, o Braddock. Gilsimar resolveu adotar o pet no começo deste ano e conta como a educação do filho melhorou após as atividades propostas em sala. “Percebemos em casa que ele se tornou mais responsável, não só em relação aos cuidados com o cachorro que adotamos, mas também nas demais atividades de casa”, diz Gilsimar. “Hoje ele é um filho mais estudioso”.
Para Nathanael, o cachorrinho de estimação é o irmão caçula que ele não tinha. “Minha vida antes dele era sem graça, ficava muito tempo sozinho em casa; agora, posso brincar e estou aprendendo a cuidar dele também”, relata o garoto.

Projeto gratuito da SEEDF promoveu dez aulões para estudantes da Educação Especial

Cerimônia celebrou os 34 anos da fundação, premiou destaques da ciência e da inovação e homenageou jovens pesquisadoras e empreendedoras do Distrito Federal

Em 2026, foram ofertadas 14.298 vagas, abrangendo cursos de 13 eixos tecnológicos

Programa da Emater-DF prepara estudantes para o empreendedorismo no campo; turma também elaborou um documento com propostas da juventude rural para o GDF
