Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Nova unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em construção no Recanto das Emas 

16 de julho, 2024

A expectativa é de que o novo equipamento público beneficie cerca de 500 mil pessoas na cidade e nas regiões administrativas vizinhas; também estão sendo erguidas outras três sedes em Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol

Nova unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em construção no Recanto das Emas 
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Erguida logo na entrada da cidade em um terreno na Quadra 203, Lote 14, na Avenida Buritis, a futura sede tem o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres do Distrito Federal que vivem na região sul, onde estão localizadas Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria e Gama.

A expectativa é de que o equipamento público beneficie cerca de 500 mil moradores da área sul do DF com serviços de acolhimento às mulheres e enfrentamento à violência de gênero. “Com esta nova unidade, estamos garantindo que mais mulheres tenham acesso a serviços essenciais de acolhimento, capacitação e enfrentamento à violência”, destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

As obras na unidade seguem avançando. A parte da alvenaria da edificação está praticamente concluída. Agora, os trabalhos estão focados nos acabamentos externos e internos do prédio, na construção do estacionamento, na implantação do bicicletário, no paisagismo e na instalação do mobiliário.

A expectativa é de que o equipamento público beneficie cerca de 500 mil moradores da área sul do DF com serviços de acolhimento às mulheres e enfrentamento à violência de gênero | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O espaço conta com 270 m² de área construída, com recepção, duas salas para atendimentos psicossociais, brinquedoteca com fraldário, duas salas administrativas, uma sala multiúso, espaço de convivência, varanda, quatro banheiros, cozinha e depósito. Além disso, a unidade terá um estacionamento com 18 vagas para veículos e cinco para motos e um bicicletário com capacidade para cinco equipamentos.

“A importância desta casa vai além da infraestrutura; ela simboliza a nossa dedicação em proporcionar um espaço seguro e de apoio, onde cada mulher possa encontrar a ajuda necessária para reconstruir sua vida e conquistar sua autonomia”, complementa a titular da pasta.

O investimento total nas quatro construções é de R$ 8,8 milhões, provenientes de emendas federais e contrapartidas do Governo do Distrito Federal (GDF)

Ampliação do serviço

Atualmente, o DF conta com uma Casa da Mulher Brasileira em funcionamento em Ceilândia. Só no ano passado, o espaço realizou cerca de nove mil atendimentos para 3,2 mil mulheres. Outras três sedes também estão em construção em Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol. Todas seguem o mesmo padrão da estrutura do Recanto das Emas.

O investimento total nas quatro construções é de R$ 8,8 milhões, provenientes de emendas federais e contrapartidas do Governo do Distrito Federal (GDF). As unidades do Recanto das Emas, Sobradinho II e Sol Nascente/Pôr do Sol contam com emendas de bancada dos deputados federais do DF, enquanto a sede de São Sebastião é construída co’m recurso da emenda do deputado federal Julio Cesar.

As obras são uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), que fica responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).