
Show sertanejo e festival de rock abrem 120 vagas de trabalho para ambulantes
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Confeccionadas em plástico resistente, grades não têm valor comercial; além disso, não enferrujam, ajudando a preservar o meio ambiente
As peças integram a estrutura das bocas de lobo e vão ser implantadas em substituição às grades quebradas, danificadas ou furtadas. A Diretoria de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) começou a instalar cerca de 500 grelhas de plástico em diversas áreas do Distrito Federal.
Apenas em 2023, cerca de 2 mil bocas de lobo precisaram ser reparadas – estima-se que a grelha de 90% delas tenha sido roubada, um prejuízo de aproximadamente R$ 2,1 milhões.
“A grelha ecológica articulada, como é oficialmente chamada, é feita de plástico não reciclável e mais durável. Dessa forma, não desperta interesse comercial”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Além disso, esse material é sustentável e não agride o meio ambiente, pois não enferruja como as tradicionais grades de ferro”, completa.
Cada uma das peças pesa somente 20 kg e tem grande resistência. Entre as vantagens, a grade precisa de menos profissionais para instalá-la, além de suportar o peso de até 20 toneladas sem sofrer danos.
As primeiras estruturas começaram a ser implantadas em bocas de lobo onde há grande fluxo de veículos pesados e em locais ermos ou pouco movimentados. “No primeiro caso, pois elas estão preparadas para suportarem o peso dos carros. Em relação ao segundo ambiente, o objetivo é inibir roubos nessas localidades”, aponta Fernando Leite.
A expectativa é de que haja economia em relação à troca e manutenção das grelhas. Caso a tese se confirme, a companhia pretende investir em novas levas do produto.
*Com informações da Novacap
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Prevista para durar das 9h às 15h, na Avenida Ponte Alta, quadra 404, interrupção é necessária para garantir a segurança dos profissionais e da população
A maior parte desse montante, quase R$ 24,5 milhões, foi investida no programa Cartão Prato Cheio
Secretaria de Saúde do DF oferece diagnóstico e centros especializados