Brasília Agora


BRASIL

Novas cadeiras adaptadas serão entregues a seis parques nacionais

20 de maio, 2021

A iniciativa faz parte do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente Para permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso ao ecoturismo […]

Novas cadeiras adaptadas serão entregues a seis parques nacionais
Foto: Divulgação/MMA

A iniciativa faz parte do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente

Para permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso ao ecoturismo e pratiquem atividades na natureza, parques nacionais pelo país estão recebendo um modelo de cadeira de rodas adaptada. Nesta quarta-feira (19), a primeira-dama e presidente do Conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, participou da cerimônia de entrega de dez cadeiras que serão distribuídas a seis parques.

Cadeiras entregues. Crédito: MMA

Cadeiras entregues. Crédito: MMA
A iniciativa faz parte do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente. As cadeiras do modelo Julietti suportam até 90 quilos e são equipadas com cinto de segurança afivelado, apoios para cabeça e pés e freio estacionário para garantir mais segurança aos usuários.

“Essas cadeiras vem ajudar a vida das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida. Acessibilidade é para todos, é nas ruas, nos parques, nas montanhas, virtualmente, dentro de casa”, afirmou a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Além de permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida, os equipamentos podem ser usados também para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso nos parques.

Governo entrega cadeiras de rodas adaptadas para a prática de ecoturismo

Foto: TV Brasil

Cadeira Julietti

A cadeira adaptada foi desenvolvida por Guilherme Simões Cordeiro e pela esposa Juliana Tozzi para que ela pudesse continuar fazendo trilhas e praticando esportes na natureza após passar por problemas de saúde que a deixaram com dificuldade de locomoção.

Foto: Divulgação

No evento, Guilherme Simões comemorou o alcance do projeto. “Nunca pensei que essa cadeira ia tomar toda essa proporção, fiz ela há quatro, cinco anos. Ver que o Brasil está abraçando essa nossa ideia e está junto com a gente nessa luta pela inclusão, pela acessibilidade em todas as áreas. E os parques são para todos, todas as áreas de natureza e isso enche a gente de orgulho.”

Parque+

O programa do Ministério do Meio Ambiente foi criado para desenvolver o ecoturismo em unidades de conservação em todo o país. Um dos quatro eixos prioritários da iniciativa é levar acessibilidade para proporcionar espaços de lazer com infraestrutura inclusiva nos parques nacionais.

As 10 cadeiras Julietti entregues nesta quarta-feira (19) vão para as seguintes unidades:

2 – Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

2 – Fernando de Noronha (PE)

2 – Floresta Nacional de Ipanema (SP)

2 – Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

1 – Serra do Cipó (MG)

1 – Parque Nacional do Caparaó (MG)