
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua neste fim de semana
Abordagem passará por nove pontos, no sábado e (3) e no domingo (4)

Dutos foram instalados debaixo da plateia da Sala Martins Pena para garantir a troca de ar no ambiente
As obras do Teatro Nacional Claudio Santoro têm como principal objetivo atualizar o equipamento público projetado por Oscar Niemeyer levando em consideração as normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade. Durante a revisão do projeto, também foram incluídas modernizações em cumprimento às diretrizes pós-pandêmicas relativas aos sistemas de ar-condicionado e ventilação.
Durante o processo de demolição da Sala Martins Pena foi identificado que havia um espaço vazio embaixo da plateia. Essa área foi reservada para a construção do novo sistema de ventilação. O ambiente recebe o ar da sala por meio de dutos de ventilação instalados debaixo das novas poltronas.
“É feita essa sucção por baixo para ajudar no encaminhamento natural do ar para a área”, explica a diretora-executiva da Solé Associados, empresa responsável pelo projeto, Antonela Solé. “Num caminho menor, o ar não sairia. Ele precisa desse equipamento que faz uma leve sucção para que o ar seja puxado e purificado.”
Além de garantir a troca de ar no ambiente, o sistema de ventilação é um mecanismo importante em casos de incêndio, complementa a gestora: “Esses dutos também trabalham em momentos de sinistro fazendo o efeito reverso. Eles sugam a fumaça e a tiram do ambiente”.
O novo sistema servirá de base para todo o teatro e terá as conexões feitas nas próximas etapas. A obra do Teatro Nacional Claudio Santoro foi dividida em quatro fases. A primeira consiste na instalação das estruturas e restauração da Sala Martins Pena, enquanto as demais contarão com serviços nas salas Villa-Lobos e Nepomuceno, o Espaço Dercy e o anexo. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) nesses trabalhos é de R$ 70 milhões.

Abordagem passará por nove pontos, no sábado e (3) e no domingo (4)

Vias de acesso ao percurso, no Setor de Clubes Sul, serão fechadas pelo Detran-DF a partir das 6h30

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)
